Goiás Online
Tendência

Iphan negou tombamento e preservação de obra arquitetônica histórica em deterioração em Urutaí

Castelinho de Urutaí fica dentro do IF Goiano e é considerado fundamental para a história do órgão

Urutaí é uma cidade goiana que fica a 170 quilômetros de Goiânia,  e abriga um verdadeiro tesouro arquitetônico que está sendo deteriorado pelo tempo e pela falta de cuidado. Trata-se de um edifício conhecido popularmente na cidade como Castelinho de Urutaí.

A obra histórica e importante, arquitetonicamente falando,  fica dentro do Campus do Instituto Federal Goiano da cidade. De acordo com o IF Goiano, o “Castelinho de Urutaí” foi construído por dois irmãos espanhóis.  Até 1980 o espaço do castelinho foi moradia dos diretores da instituição. Deixou de ser quando construiu uma nova casa para ser residência do diretor-geral. O castelinho ficou fechado até o ano de 2000,  quando a instituição o transformou em museu com espaço para visitação a fotos, peças usadas em aulas práticas, e vários itens de memórias dos anos passados.

Ainda de acordo com a instituição, o Castelinho não está sendo utilizado porque está em situação precária e precisa de uma restauração para que possa manter a sua história e originalidade e também possa oferecer segurança a quem estiver dentro dele.

O IF Goiano conta que o espaço foi interditado em  2015 devido aos danos na infraestrutura. No mesmo ano,  foi solicitado o tombamento ao IPHAN que fez um completo relatório sobre o castelinho. Mas, em  2020,  informou  que não tinha recursos financeiros para a restauração do local, que seria um trabalho de reconstrução da estrutura e preservação da arquitetura histórica.

 Mesmo sofrendo a implacável ação do tempo suas características de construção de época são nítidas. É um dos únicos prédios que permanece da forma como foi construído a mais de 100 anos.

 O IF Goiano, Campus de Urutaí, contou ainda, por meio de sua assessoria de imprensa, que foi tentado em 2015, por meio de um Ofício da Superintendência do IPHAN/GO, uma vistoria para tentativa de tombamento pelo IPHAN, devido a sua representatividade à comunidade local.

Paulo Cunha, diretor do IF Goiano do Campus de Urutaí, disse ao Diário de Aparecida que o relatório do Iphan apontou que o Castelinho é passível de tombamento, mas que não possuía recursos para isso. De acordo com Cunha, o Iphan orientou que eles procurassem outros órgãos para buscar recursos para realizar a restauração.O diretor disse ainda que tem tentado, por meio de editais para o segmento, mas que ainda não foi contemplado.

Por fim, ele explicou que o Campus de Urutaí do completa 70 anos esse ano e a equipe está enviando um projeto ao Ministério da Educação solicitando recursos para conseguir fazer a restauração ou reforma do prédio.

“‘É um edifício que marca a história e a importância do IF Goiano em Urutaí e de toda a história que a cidade viveu, desde a estrada de ferro. Esperamos conquistar essa reforma”, finalizou.

O relatório do órgão, que o Diário de Aparecida teve acesso, relata que o Castelinho é “uma edificação expressiva e parte de um conjunto de residências que haviam no local, em uma das vias próximo ao atual portão de acesso, sendo que, estas, apresentam características de arquitetura eclética”.

 O documento conta ainda um pouco da história do imóvel, baseado na dissertação de mestrado de Sílvia Apa Caixeta Issa, intitulada “A escola agrícola de Urutaí (1953-1963): singularidades da cultura escolar agrícola”, de 2014.

O levantamento do Iphan conta ainda que o Castelinho é a obra mais imponente do conjunto do qual ela faz parte, e  apresenta maior porte e riqueza nos acabamentos.  Segundo o relatório, ela se destaca dentro do Campus do IF Goiano, de Urutaí, tanto pelo porte, como pela arquitetura eclética. O texto detalha que o “apuro nos detalhes e o rico trabalho em pedra presente na escada,conotam a intenção de marcar a edificação com um exemplar primoroso para a época em que foi construída”.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)  disse ao Diário de Aparecida reconhece a importância do Castelinho do Urutaí para Goiás e para a cidade, mas que  proteção através de tombamento exige recursos e, neste momento, está sendo priorizada a manutenção dos bens já tombados, “sendo reduzido os processos de tombamento de bens imóveis em curso”. 

 O Iphan disse ainda que o tombamento pode ocorrer nas  esferas, municipal, estadual e federal. A nota diz que “todos têm peso igual de proteção”e que “com o tombamento, a responsabilidade de manutenção do bem continua a ser do seu detentor, sendo o órgão fiscalizador da manutenção do mesmo e não o responsável financeiro por mantê-lo”, finaliza.

A nota diz ainda que na  “última vistoria realizada pela técnica do Iphan em 2015 foi encontrado em desuso, sem aparente manutenção frequente, com manchas escuras, manchas de água ascendente e descendente, desgaste do madeiramento, desprendimento da pintura, pontos de quebra do reboco, fissuras, insetos xilófagos, desprendimento nos forros e assoalho”. O texto diz que, por estes motivos,  há necessidade de  intervenções no mesmo, de caráter restaurativo.

Confira fotos históricas do Castelinho de Urutaí:

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

 

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo