AparecidaSaúde
Tendência

Profissionais do Mais Médicos começam a atender em Aparecida nesta quarta-feira (28)

O município foi contemplado com o maior número de médicos do programa em Goiás, totalizando 23 profissionais nesta primeira etapa

Os 19 profissionais do Programa Mais Médicos começam a atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Aparecida na manhã desta quarta-feira (28). O município foi contemplado com o maior número de médicos do programa em Goiás, totalizando 23 profissionais nesta primeira etapa. Os médicos, formados no Brasil, foram recebidos ontem na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), onde receberam orientações sobre a rede de saúde local.

Os médicos irão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade, suprindo toda a demanda atual do município na Atenção Primária. Nos próximos dias, mais 4 médicos serão efetivados na pasta, totalizando 23 nesta primeira etapa do atual Programa.   

“Em Goiás, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 78 municípios receberão 188 profissionais do Programa, sendo que Aparecida foi contemplada com o maior número, 23. Hoje acolhemos 19 deles, prestando orientações sobre a nossa rede e saudando a vinda desses colegas, que suprirão toda a nossa demanda atual no setor. É uma excelente notícia para a população”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, reforça que, com os novos 23 profissionais, “Aparecida poderá realizar mais 16 mil consultas médicas ambulatoriais (que não são de urgência) por mês, aumentando o índice atual, que é de 90 mil consultas mensais. Isso vai agilizar os fluxos na rede e dar mais conforto para nossos usuários em todas as regiões da cidade”.

O diretor da Atenção Primária da SMS, Giovani Melo, que recebeu os 19 novos profissionais generalistas e médicos de família, lembrou que as UBS’s são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País e que ampliar o atendimento nelas representa mais prevenção de doenças em todas as faixas etárias: “Investir na Atenção Básica é, sobretudo, agir antes que as doenças acometam as pessoas, é cuidar do futuro da população”.

Mais Médicos

O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 durante o governo da então presidente Dilma Rousseff com o objetivo de suprir as lacunas assistenciais em regiões com maior vulnerabilidade no país. Nesta etapa atual, que passou por reformulações, foram oferecidas 5.967 vagas em quase dois mil municípios. Mais de 84% dos profissionais selecionados são médicos brasileiros formados no país, enquanto o restante é composto por médicos intercambistas de perfil 2, que são brasileiros formados no exterior. 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo