Notícias

Educação recebe UFG para tratar de Olimpíada Goiana de Educação Financeira

Reitoria e coordenador de curso da universidade se reuniram com equipe da SME para apresentar projeto que seleciona alunos para etapa nacional da competição

O secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, recebeu, na tarde desta quinta-feira, 21, equipe gestora da Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo da reunião foi a apresentação do projeto, para 2020, da Olimpíada Goiana de Educação Financeira (Ogef). Estiveram presentes o reitor da instituição, Edward Madureira, vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, e o diretor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Face-UFG), além de gestores da SME.

A Ogef é uma competição para alunos a partir dos Ensinos Fundamental e Médio cujo objetivo é estimular estudos sobre educação financeira. A Olimpíada ainda seleciona os representantes goianos para a Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (Obef). Em 2019, primeira edição da Olimpíada, participaram mais de 5 mil alunos de escolas públicas, sendo 16 instituições da rede municipal. Os inscritos se dividem em cinco níveis de avaliação, do 2º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Na reunião, Marcelo Costa atestou a importância de alunos da RME participarem desse tipo de competição, tendo em vista que, na olimpíada, colocam em prática e comprovam a aplicabilidade dos que estudam na sala de aula. “Por isso, acreditamos na adesão a esse tipo de projeto, como a Ogef, Educação Empreendedora com o Sebrae, além do investimento maciço em inovação e tecnologia. É preciso entender o que, de fato, é educação de qualidade, que vai muito além do quadro e giz”, afirmou.

O titular da SME lembrou, ainda, os resultados obtidos pela Rede na última edição do Obef. Oito alunos da Escola Municipal Profª Marília Carneiro Azevedo Dias foram premiados na Olimpíada, se juntando àqueles que obtiveram excelentes resultados em outras competições de conhecimento. “É de suma importância compreender que esse tipo de experiência é parte Educação e o aluno que participa pode, inclusive, modificar a história de sua própria comunidade”, comentou.

 

Sobre a Ogef

A Ogef é compreendida por três etapas. A primeira, prevista para maio, consta da aplicação de provas nas próprias escolas que aderirem ao programa. Os classificados passam, então, para a final da Olimpíada, fase que deve acontecer em junho. Após a entrega da premiação estadual, os estudantes que apresentarem melhores resultados se preparam para a Obef, em setembro. Porém, a expectativa é de que o projeto já inicie em abril, através de palestras e workshops realizados nas escolas. O intuito é sensibilizar alunos e professores para estudos acerca de Educação Financeira.  Fonte: Luciana Gomides, da editoria de Educação e Esporte / Fotos: Andréia Barra

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo