Notícias

Evento gratuito em Aparecida formaliza negócio de microempreendedores

É possível aproveitar a Semana do Empreendedorismo para fazer, também de graça, a declaração de faturamento do MEI, emissão de guias e do certificado digital

Pessoas interessadas em formalizar seu negócio como microempreendedor individual (MEI) podem registrar o CNPJ gratuitamente, até a noite desta sexta-feira, 13, na Semana do Empreendedorismo. O evento ocorre no Aparecida Shopping, no setor Serra Dourada 3.

É possível aproveitar a Semana do Empreendedorismo para fazer, também de graça, a declaração de faturamento do MEI, emissão de guias e do certificado digital.

Outra vantagem oferecida no evento são as orientações prestadas por especialistas a aspirantes a MEI e a empreendedores que já estão na ativa. É o caso de Kethlaine Rodrigues Souza, de 41 anos, que tem uma facção de roupas no setor Colina Azul, em Aparecida.

Ela esteve na abertura da Semana do Empreendedorismo atrás de informações de como inserir seu negócio no comércio digital e como se preparar para as inovações tecnológicas dos próximos dois anos. Kethlaine emprega mais de 15 pessoas na confecção.

Os negócios orbitam a realidade de Kethlaine, mas ela disse que está mais interessada mesmo é em ajudar o próximo. Tanto é que a empresa dela funciona como facção-escola dentro de um projeto social que prepara e encaminha mulheres ao mercado de trabalho.

O empreendedorismo é uma cadeia produtiva que vai beneficiando todos os agentes inseridos nela. Na história de Kethlaine, por exemplo, tudo começou quando ela procurou a Casa do Empreendedor, em Aparecida, para se orientar de como funciona o MEI.

Ela formalizou a empresa no início deste ano e, de lá para cá, replicou o conhecimento favorecendo e ajudando a mudar a vida de 40 famílias. “Eu quero ampliar meu conhecimento e passar isso para as pessoas, inclusive nas redes sociais”, afirmou Kethlaine.

Aparecida tem quase 25 mil MEIs

Aparecida possui mais de 24,5 mil microempreendedores individuais ativos. De 2018 para o ano passado, o número de MEIs funcionando na cidade cresceu 27,4%. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Caldas, o resultado é fruto das ações feitas pela Prefeitura de Aparecida para facilitar a vida do empreendedor.

Rodrigo acrescentou: “a boa localização geográfica, os incentivos que a Prefeitura e o poder público fizeram através de mobilidade e infraestrutura, e as parcerias firmadas com instituições privadas levaram ao aumento expressivo, nos últimos anos, de 6 mil para 54 mil empresas funcionando na cidade. Aparecida é a bola da vez”, sintetizou o secretário.

Como formalizar o negócio

Superintendente de micro e pequenas empresas de Aparecida, Elson Dias explicou que o processo de formalização do MEI na Casa do Empreendedor é bem simples. Basta comparecer à repartição, no setor Cidade Livre, de segunda a sexta, das 8h às 17h30.

O interessado precisa levar seus documentos pessoais, comprovante de endereço, título de eleitor e declaração do Imposto de Renda. A Casa do Empreendedor, então, faz a análise de uso do solo para certificar que o negócio pode funcionar naquele endereço.

Depois disso, o futuro MEI assiste a uma palestra de capacitação na Casa do Empreendedor. As palestras ocorrem às quartas, às 14h, e às sextas-feiras, às 9h. A partir de então, o CNPJ é registrado e o microempreendedor começa a operar já formalizado. Os impostos mensais variam de R$ 52 a R$ 62, conforme a atividade exercida.

Evento continua hoje

A Semana do Empreendedorismo continua nesta sexta, das 14h às 20h, com palestras e atendimentos presenciais gratuitos no piso 2 do Aparecida Shopping. O mall fica localizado na Avenida Independência, em frente ao Parque da Família, na Região Central da cidade.

Confira a programação:

14h30 – Palestra: Direitos e Obrigações do MEI

16h30 – Palestra: Atitude Empreendedora

19h – Palestra: Varejo – Como ser competitivo no mundo globalizado

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo