Notícia

Centro de Operações para Coronavírus discute ações

Reuniões são realizadas semanalmente, para compartilhar informações de apoio ao monitoramento do coronavírus em Goiás

Os integrantes do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o Novo Coronavírus (Covid-19) se reuniram pela terceira vez, na última quarta-feira, dia 12, na Escola de Saúde de Goiás (ESG), para discutir as ações relacionadas ao vírus nos âmbitos da vigilância em saúde e assistência. O COE tem por objetivo o compartilhamento de informações para apoiar o monitoramento do Covid-19 em Goiás.

Um dos destaques da reunião foi o reconhecimento, pelo Ministério da Saúde (MS), do Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) como quarto laboratório no País apto a realizar exames RT PCR para o coronavírus. O MS avaliou as condições técnicas e estruturais do Lacen-GO e aprovou a realização dos exames na unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

O Lacen-GO processou as amostras coletadas, em Anápolis (GO), nos brasileiros, na tripulação e equipe de saúde que vieram de Wuhan, na China – onde ocorre uma epidemia do novo coronavírus. Os resultados divulgados nessa terça-feira, 11, foram todos negativos. “Parabenizamos toda a equipe do Lacen que, com competência e grande esforço, disponibilizou os resultados com agilidade”, afirmou a superintende de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim.

Boletim

Durante a reunião, foi feita a atualização da notificação de casos suspeitos pelo Covid-19. Até a tarde desta quarta-feira, não havia casos confirmados no Brasil. Sete Estados notificaram 11 casos suspeitos: Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Um total de 33 casos já foram descartados. Mais informações estão disponíveis no site do MS: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/#COVID-2019-brazil

As reuniões do COE são realizadas semanalmente, para avaliação do contexto, do cenário e de todas as providências que devem ser tomadas em relação ao Covid-19. O COE concentra as áreas da vigilância, atenção, regulação, comunicação e conselhos de saúde para trabalharem em conjunto tomada de decisões.

 

Fonte: Comunicação Setorial SES

Related Articles

Close