Notícia

Estado monta força-tarefa, em parceria com Prefeitura de Goianésia, para estabilizar barragem

Estrutura recebeu alto volume de chuvas. Vertedouro foi aberto para auxiliar no escoamento da água e afastar risco de rompimento

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), montou, nesta sexta-feira, dia 07, uma força-tarefa para evitar o rompimento de uma barragem no município de Goianésia. Além da prefeitura e dos técnicos da Semad, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão no local para análises e acompanhamento da estrutura, que recebeu um alto volume de chuva entre quinta e sexta-feira.

A represa, que fica no curso do Córrego Pescados, no perímetro urbano de Goianésia, já foi isolada e as equipes da força-tarefa, em parceria com a Usina Jalles Machado, abriram um vertedouro para auxiliar no escoamento da água, uma vez que o extravasor estava em sua capacidade máxima, mas o volume de água supera o volume prudencial. As análises iniciais já afastaram a chance de rompimento da estrutura.

A estrutura que está sob monitoramento é considerada de alto risco, mas com baixo potencial de dano, e possui área de 2,8 hectares e um volume de 67.909,82 m³.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, órgão do Ministério do Desenvolvimento Regional, e a Agência Nacional de Águas já foram notificados e também acompanham os trabalhos da força-tarefa.

A Semad informa que uma atualização da situação em Goianésia será divulgada às 15 horas desta sexta-feira.

Fonte: Comunicação Setorial Semad

Related Articles

Close