GoiásNotícias
Tendência

Morre Bariani Ortêncio, aos 100 anos, em Goiânia

O escritor e folclorista faleceu na tarde desta sexta (15).

Na tarde desta sexta-feira (15), Goiânia perdeu uma de suas mais ilustres figuras culturais, o escritor e folclorista Waldomiro Bariani Ortêncio, que faleceu aos 100 anos. A triste notícia foi confirmada pela família do artista, que celebrara seu centenário em julho deste ano.

Bariani, reconhecido como um dos principais contribuintes para a produção cultural em Goiás, enfrentava desafios de saúde desde o carnaval de 2022, quando sofreu um AVC. Desde então, vinha recebendo visitas de amigos e familiares em sua residência.

Ao longo de sua extraordinária carreira, Waldomiro Bariani Ortêncio deixou um legado de mais de 50 livros escritos, solidificando sua posição como um renomado escritor e pesquisador da cultura e do folclore goiano. Além de sua proeza literária, foi colunista do Jornal O Popular, contribuindo para a disseminação de conhecimento e reflexões sobre a cultura local.

Bariani Ortêncio desempenhou papéis multifacetados em sua vida, incluindo o de empresário como proprietário do Bazar Paulistinha e produtor musical. Sua contribuição para a cena musical goiana estabeleceu conexões significativas entre a música local e o restante do Brasil.

No campo esportivo, Waldomiro também teve sua presença marcante como goleiro do Atlético Clube Goianiense. Com uma vida plena, o artista deixa um legado inesquecível, seis filhos e uma impressionante centena de obras publicadas.

Dentre suas notáveis criações literárias, destacam-se títulos como “A Cozinha Goiana” (1967), “Dicionário do Brasil Central” (1983) e “Medicina Popular do Centro-Oeste” (1997). Seu trabalho não apenas enriqueceu a literatura goiana, mas também lançou luz sobre as tradições e o folclore da região.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo