Notícias

Catedral de Sant’Ana na cidade de Goiás será restaurada

A  Catedral de Sant’Ana, na cidade de Goiás passará por  serviços de revisão do telhado, forros, pisos, sistemas elétricos, entre outras intervenções. Os trabalhos devem ser iniciados em abril deste ano por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O governador Ronaldo Caiado (UB) já assinou a ordem de serviço.
Tombado como Patrimônio Histórico, o templo religioso é significativo para toda a comunidade vilaboense. “A partir da Semana Santa, faremos a recuperação de toda a estrutura da igreja com investimento estadual de R$ 3.075.000,00. Agora, sim, será uma Catedral digna!”, comemorou o governador Ronaldo Caiado.
História
A Catedral de Sant´Ana começou a ser construída de forma rudimentar em 1743 pelo Ouvidor Geral de Goiás, Manoel Antunes da Fonseca, que resolveu demolir a antiga capela que existia no mesmo lugar para edificar outra compatível com o crescimento da cidade. Em 1759, o teto desabou e a população foi obrigada a arcar com os custos da recuperação. Depois, a igreja passou por um grave incêndio e entrou em processo de arruinamento até o século XX.
Na década de 1930, durante a mudança da capital do Estado para Goiânia, a matriz ganhou o título de catedral. Com uma história de inúmeras reformas e reconstruções, teve seu projeto alterado diversas vezes e só em 1998 a igreja foi restaurada pela Diocese de Goiás em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A Catedral conta com um conjunto de cinco murais produzidos no ano de 1997 pelo artista plástico e sacerdote espanhol Cerezo Barreto. O edifício possui elementos típicos do estilo neoclássico. A planta apresenta nave, presbitério, capela-mor, sacristia e duas capelas laterais. A nave é separada das capelas laterais por uma sequência de pilares. A fachada principal é dotada de dois frontões; quatro pilastras semi embutidas; uma porta almofadada de madeira e quatro janelas metálicas, tipo basculante.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo