Aparecida

Moradores do Jardim Tiradentes cobram de Mendanha o início das obras do parque ecológico

Promessa de campanha à reeleição, o então candidato Gustavo Mendanha (MDB) garantiu à população de Aparecida de Goiânia que construiria o parque ecológico no Jardim Tiradentes, no entanto, as obras nunca foram iniciadas. A reportagem do Diário de Aparecida visitou esta semana o espaço e ouviu a reclamação dos moradores, que cobram o início da obra há muitos anos. Por falta de zelo da prefeitura, os habitantes denunciam que o local causa medo a quem passa por lá, além de acúmulo de lixo. Nas redes sociais que o prefeito tanto aprecia, acumulam-se as reclamações dos moradores da região sobre a deterioração dessa área, que deve ser de convivência, sem que nenhuma providência seja tomada.

O município está carente de investimentos na área ambiental, além de lazer e segurança. Ao DA, o líder comunitário Wendell Fernandes pontua que o projeto de construção de um parque ecológico no bairro partiu da população, por meio de um abaixo-assinado. Ele conta que antigamente o espaço abrigava uma ocupação habitacional irregular e depósito de lixo, porém, o que se vê atualmente é que não mudou quase nada. A diferença é que não há mais essa invasão no local. O líder comunitário denuncia que a prefeitura do município já foi contatada inúmeras vezes, porém os pedidos não foram atendidos. Wendell Fernandes destaca, ainda, que os moradores ouvem a mesma promessa em ano de campanha, mas que nunca foi concretizada. “O parque ecológico é uma promessa bastante utilizada pelos candidatos políticos de Aparecida de Goiânia em ano de campanha, mas fica só na promessa mesmo. Passado o ano eleitoral, esquecem”, ressalta.

Segundo ele, a promessa de construir o parque ecológico no Jardim Tiradentes se arrasta desde a época do ex-prefeito Maguito Vilela. “O pedido pela construção do parque ecológico no Jardim Tiradentes ocorre desde a época do ex-prefeito Maguito Vilela e percorre até hoje. O prefeito Gustavo Mendanha prometeu que o parque ficaria pronto em 2020, porém nada foi realizado. O projeto original prevê uma pista de skate, pista de caminhada e ciclismo. Por falta de opção, as pessoas se deslocam para outros setores, a fim de praticar atividades físicas. O local aqui, que deveria ser um espaço de lazer e preservação ambiental, hoje causa muita insegurança à população, pois aqui, à noite, não tem nem sequer os braços de poste de energia elétrica. A área abriga muito lixo”, desabafa.

 

Falta de segurança
Não é só a deterioração da área verde que o espaço sofre. Moradores vizinhos e frequentadores do local disseram ao DA que também sofrem com a falta de segurança. Apesar de inúmeros pedidos de socorro à prefeitura, eles reclamam que é recorrente assistir a cenas de assaltos ali. Morador do Jardim Tiradentes há mais de 20 anos, o pedreiro João Marques, de 68 anos, revelou que a família inteira já foi assaltada na rua em frente, que não tem iluminação pública, e que os bandidos correm para dentro da mata. Ele diz que os moradores, principalmente as mulheres, evitam transitar na via durante a noite.

“Aqui em casa, todos nós fomos assaltados aí nesse parque. Eu também já vi diversas cenas de assaltos com outras pessoas que transitam nesse parque. Têm os alambrados, mas os vândalos quebram e a prefeitura não conserta. Tem um edifício da Guarda Civil Metropolitana aqui dentro, mas eles não percorrem com muita frequência por aqui”, pontuou.

O estudante Guilherme Aguiar, de 18 anos, também fez a mesma reclamação. Para ele, além da falta de segurança no local, o parque também não dispõe de iluminação pública própria. “Aqui deveria ser um local que proporcionasse mais segurança para a população. Têm esses alambrados quebrados e muitos bandidos se escondem dentro da mata. Quando é por volta das 19h, as pessoas nem se aproximam com medo, porque, além de tudo, não tem iluminação”, contou ao DA.

Enquanto Goiânia possui 54 parques ecológicos administrados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), entre eles Vaca Brava, Areião, Flamboyant e Cascavel, a circunvizinha Aparecida, com quase 600 mil habitantes, só tem um, que é o Parque Tamanduá, localizado no Residencial Garavelo Park. Ainda assim, o local se encontra em condições de manutenção as mais precárias possíveis. Vale salientar que o Parque da Família é só uma pista ao longo de uma avenida e um parquinho.

O prefeito do município prometeu construir outros dois parques ecológicos: no Jardim Alto Paraíso e no Setor Maria Inês. Mendanha também anunciou no plano de governo o compromisso de implantar em Aparecida o Viveiro do Cerrado, numa parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Economia (Crea) e a ONU Habitat – braço das Nações Unidas para assentamentos urbanos.

O Diário de Aparecida entrou em contato com a Prefeitura de Aparecida, que, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), explicou, em nota, que o projeto de construção do Parque do Jardim Tiradentes está pronto e que a gestão aguarda a liberação do financiamento internacional pelo Congresso Nacional para dar início à licitação e, posteriormente, à obra. A expectativa da secretaria é de que todo o processo burocrático seja finalizado até o início de 2022. Sobre a iluminação, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida de Goiânia informa que encaminhará equipe de manutenção ao local para averiguar a situação e tomar as devidas providências.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo