Notícia

SMS realiza campanha de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis no período de pré-carnaval

A ação acontecerá nos dias 17,18, 20 e 21 de fevereiro e mobilizará agentes de Saúde em quatro localidades diferentes

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará nos próximos dias, durante o período que antecede o Carnaval, uma campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. A fim de garantir mais segurança aos foliões para que se divirtam sem riscos.

A Campanha de Prevenção às IST’s, Aids e Hepatites Virais no Carnaval 2020 acontecerá em quatro localidade diferentes, com blitzes, entregas de kits, realização de testes rápidos, aconselhamentos e orientações sobre formas de prevenção. A ação acontecerá nos dias 17,18, 20 e 21 de fevereiro e mobilizará agentes de Saúde em quatro localidades diferentes.

Para isso todas as unidades de saúde e equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF) receberão materiais educativos e também preservativos para serem distribuídos durante ações de conscientização.

“É importante que a população saiba que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município realizam o teste rápido. E, claro, que todos estejam atentos sobre todas as formas de prevenção das IST/HIV/Aids e Hepatites Virais” – pontua a superintendente de Vigilância em Saúde, Vânia Camargo.

Segundo ela, em 2019 foram notificados 251 casos de HIV em Aparecida, sendo 150 do sexo masculino. Durante este período foram notificados 53 casos de AIDS, sendo 43 do sexo masculino. Também foram notificados 243 casos de Hepatites B e C, 260 casos de sífilis em gestante e, em consequência destes, foram confirmados 42 casos de sífilis congênita. Ana Paula explica que a estratégia de “Prevenção Combinada”, que combina o incentivo ao uso do preservativo ao diagnóstico e tratamento precoces, deverá se estender por todo ano.

Programação
Dia 17 (8h30 às 16h30 – Transportadora Mahnic: realização de Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C; aconselhamentos e orientações sobre formas de prevenção das IST’s.
Dia 18 (8h30 às 16h30) – Terminal Vila Brasília: realização de Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C; aconselhamento e orientações sobre formas de prevenção das IST’s, entrega de Kits (preservativo masculino, feminino e gel lubrificante).
Dia 20 (8h30 às 16H30) – Luztol Indústria Química: realização de Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C; aconselhamentos e orientações sobre formas de prevenção das IST’S.
Dia 21 (8h30 às 16h30) – Posto Jardins (Av. Rio Verde): realização de Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C; aconselhamento e orientações sobre formas de prevenção das IST’s, blitz educativa com entrega de Kits (preservativo masculino, feminino e gel lubrificante).

Related Articles

Close