Notícias

Prefeitura de Goiânia entrega kit tecnológico do Projeto Aula Digital

Escola Municipal Alice Coutinho, que tem projetos de inovação tecnológica, é a primeira a receber o material

O prefeito Iris Rezende e o secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, entregaram na manhã desta segunda-feira (02/03) o kit tecnológico do Projeto Aula Digital, na Escola Municipal Alice Coutinho, na Vila Morais. A instituição é a primeira a receber o material, que possibilita novas estratégias de aprendizagem e ensino.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e da Fundação Telefônica Vivo para implantação de ambientes inovadores de aprendizagem em instituições de ensino. Os kits são compostos por tablets, notebooks, pen drive, roteador e outros equipamentos.

Ao participar da solenidade, o prefeito contou sua história aos presentes e cerca de 200 alunos da escola e falou da importância da Educação. “Tenho um momento de profunda emoção em vivenciar um projeto como esse. Nasci em um povoado e morei na roça até os 15 anos. Em Goiânia, estudei na Escola Técnica Federal e sei que a Educação é a base. Quem aproveitar bem o ensino terá uma vida diferente”, ressaltou Iris Rezende.

Para o secretário Marcelo Costa, a Educação deve estar aliada à tecnologia. “O Projeto Aula Digital foi criado para melhorar a forma como os alunos aprendem, pois o quadro e giz não é suficiente. Se em casa, temos celular e computador, na escola também devemos ter. Isso é moderno e o professor vai trabalhar com mais possibilidades”, destacou.

Os alunos Gabriel Jeová e Raíssa Cristina, do oitavo e nono anos respectivamente, falaram de um dos projetos que a escola desenvolveu com a tecnologia e apresentou no Let’s Go Festival, em Curitiba. “Criamos o projeto com duas placas de Arduíno para demonstrar a educação no trânsito. Muitas pessoas furam o sinal, não respeitam o trânsito e assim provocam mortes”.

Na ocasião, o secretário anunciou um novo recurso para escolas que desenvolvam projeto de tecnologia. “Essa escola, que não está no centro de Goiânia, é um grande orgulho na rede, pois já apresentou trabalho em outro estado e ganhou medalha na Olimpíada Brasileira de Robótica. As instituições como o Alice Coutinho que desenvolvam ações diferentes poderão receber entre R$ 15 e 18 mil reais pelo Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional Inovação”, completou.

Projeto

O Projeto Aula Digital é uma das parcerias firmadas pela atual gestão no que toca ao investimento maciço em inovação na Educação. Está no segundo ano e atendeu em 2019, cerca de 27 mil alunos de 100 escolas da Capital. A iniciativa conta com a parceria do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) e integra o ProFuturo, programa global criado pela Fundação Telefônica e Fundação Bancária La Caixa.

Para a diretora da Escola Municipal Alice Coutinho, Cecília Maria Ribeiro Melo, é uma honra ser a primeira instituição da rede a receber os tablets e o kit do projeto. “Estamos desde o ano passado inseridos no Aula Digital e a iniciativa veio para somar aos projetos que a escola já desenvolve, entre eles a robótica. Ficamos felizes em receber o prefeito em nossa instituição”, destacou.

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo