Mundo

10 principais benefícios de possuir veículos elétricos

Veja por que esses carros estão ganhando cada vez mais espaço no mercado automobilístico

As montadoras, cada vez mais, investem pesado em tecnologia para criar carros que não precisam de combustíveis fósseis, cuja extração e uso causam sérios danos ao meio ambiente.

Por conta de algumas vantagens, os veículos elétricos vêm sendo cada vez mais procurados, principalmente em outros países, mas com uma crescente também no Brasil.

1) Mais sustentável

Os carros elétricos não funcionam à base de motor de combustão. Por isso, são menos poluentes do que os veículos convencionais. Calcula-se que a geração de CO2 (dióxido de carbono) é reduzida em 33% durante sua vida útil.

Mesmo que os elétricos não liberem fumaça – já que nem ao menos têm escapamento –, produzem gás carbônico somente no processo de fabricação, limitando-se à área atingida.

Em alguns lugares, a energia é obtida por carvão e diesel, que são fontes poluentes. No Brasil, 83% são de matrizes renováveis.

Assim, o único dano ao meio ambiente seria o atrito dos pneus com o asfalto.

2) Manutenção simples

Os veículos elétricos têm um sistema mais simples quando comparados aos modelos com motor de combustão interna. Como contam com menos peças móveis, o custo da manutenção costuma sair mais em conta.

Diversos componentes mecânicos não existem nos carros movidos à eletricidade, como correias e caixa de transmissão. Também não há a necessidade de fazer a troca de água ou óleo.

No entanto, nem todas as oficinas mecânicas estão preparadas para lidar com isso, já que a tecnologia ainda é relativamente nova. Portanto, a mão de obra de um profissional qualificado pode sair um pouco mais salgada, mas a tendência é que isso mude consideravelmente ao longo do tempo.

3) Aceleração rápida

O torque praticamente instantâneo do veículo elétrico faz com que a aceleração seja melhor até mesmo em relação aos superesportivos mais poderosos do mercado.

O centro de gravidade mais baixo que o dos modelos tradicionais também contribui para isso, já que permite uma dirigibilidade mais suave por causa da disposição das baterias no assoalho.

4) Mais silenciosos

Os carros que funcionam por eletricidade são tão silenciosos que há quem diga que são um perigo aos pedestres mais distraídos.

Isso acontece por causa da ausência da queima de combustível e o sistema de escape, fazendo com que os motores elétricos trabalhem sem ruídos a ponto de trazer uma sensação de conforto acústico também para o motorista e passageiros.

5) Incentivo das autoridades

Em algumas partes do Brasil existem alguns fatores de incentivo para que as pessoas tenham um carro elétrico.

No estado de São Paulo, por exemplo, há um custo menor na hora de pagar pelo IPVA. Além disso, tem a dispensa do rodízio, cargas tributárias menores e algumas outras vantagens que podem ser bastante atrativas.

6) Economia

Um carro elétrico é substancialmente mais caro que um convencional. Porém,  a isenção de alguns impostos fazem com que seja possível economizar bastante com o decorrer do tempo, compensando o valor pago pelo veículo.

Outro ponto positivo é o abastecimento. Carregar o carro nos pontos de recarga sai mais barato do que encher o tanque nos postos de gasolina. Ainda mais agora que o preço dos combustíveis estão assustadoramente exorbitantes.

Somando esses itens a uma manutenção mais simples e a contratação de opções de seguro auto que são menos agressivos ao bolso, como o pay per use por exemplo, o motorista, a longo prazo, acaba gastando menos.

7) Mais segurança

A ausência de combustível já é um elemento a mais para a segurança. Porém o ponto principal em relação à proteção a quem estiver dentro do carro é a estabilidade.

Por causa dos motores menores, os veículos elétricos mantêm todo esse sistema sob o assoalho, diretamente conectado às rodas.

Com o centro de gravidade mais próximo do chão, esses modelos proporcionam uma experiência de direção mais agradável.

Os elétricos também têm uma enorme zona de deformação porque não há um grande bloco de aço (do motor convencional) na frente. Portanto, em caso de colisão, a proteção é maior.

Outro ponto é que as baterias são totalmente cobertas e isoladas do chassi. Os carros da Tesla, por exemplo, são reforçados por uma placa de titânio e protegidos contra perfuração.

Em caso de acidente, a bateria é desligada no mesmo instante, o que diminui os riscos de curto-circuito e incêndio.

8) Mais espaço interno

Como o motor tem um tamanho menor, o carro elétrico tem um espaço interno melhor aproveitado pelo fabricante.

Desta forma, os ocupantes ganham mais conforto e o porta-malas também fica mais amplo, cabendo mais coisas na hora de viajar ou fazer as compras do mês.

9) Eficiência energética

Os elétricos são muito eficientes quando colocados em movimento.

De acordo com especialistas, esses carros consomem, aproximadamente, 90% da eficiência energética disponível, se diferenciando dos modelos que funcionam à base de combustão, que aproveitam entre 30% a 40%.

A explicação é que 60% dessa energia se perde em calor, aquecendo o motor.

10) Desempenho

Veículos elétricos gastam energia de maneira mais balanceada no trânsito quando precisam andar e parar a todo momento por conta de congestionamentos.

Os híbridos, por sua vez, ativam o motor elétrico quando identificam que isso seria mais eficiente, como ao dar partida. Já o motor a combustão funciona quando o carro precisa de mais potência.

A estabilidade citada no item 7 também melhora o desempenho do sistema e faz com que dirigir seja mais agradável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo