Notícias

14º Batalhão dos Bombeiros em Senador Canedo tem nova sede

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta terça-feira (27/04), a nova sede do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (BBM), no bairro Conjunto Morada do Morro, no município de Senador Canedo, Região Metropolitana de Goiânia. Com investimento de R$ 1,09 milhão, a obra contou com recursos do Fundo Especial de Reequipamento do Bombeiro (Fembom). Na mesma ocasião, houve a entrega de um caminhão autotanque à corporação.

O 14º BBM servirá de base para um efetivo de 49 bombeiros. O terreno está localizado em um ponto estratégico, com acesso às principais rotas da cidade e aos municípios vizinhos, o que garante mais eficiência no atendimento de ocorrências.

A área total é de 2,8 mil metros quadrados e possui amplo estacionamento para as viaturas e um espaço destinado a treinamentos e manobras. Conta, ainda, com um bloco administrativo e outro operacional, onde ficam cozinha, refeitório, alojamentos e almoxarifado.

O terreno para a construção da unidade foi doado pela Prefeitura de Senador Canedo. Já a estruturação teve apoio do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e da Câmara Municipal. Caiado destacou que parcerias como esta, firmadas entre Estado, município e Poder Legislativo, garantem bons frutos à população. “As parcerias são para melhorar a qualidade de vida dos goianos. O dinheiro, quando é aplicado corretamente, faz as pessoas verem o resultado”, disse o governador.

“Se nós dermos as mãos, faremos a grande diferença. Esse não é um governo que quer ter o monopólio das ações. Eu quero compartilhar com todas as autoridades para que a gente produza um resultado que mostre para a população que valeu a pena nos eleger”, explica Ronaldo Caiado.

Para o vice-governador Lincoln Tejota, Goiás vislumbra dias melhores no futuro por conta da liderança exercida por Ronaldo Caiado e pelo trabalho da corporação. “Ser primeiro lugar na segurança pública no país não vem por milagre, não cai de paraquedas, mas vem quando nós temos um governador que tem coragem, moral e ética para imprimir um novo momento na nossa sociedade”, disse.

Sobre o autotanque destinado à corporação, trata-se de um veículo doado ao Estado pela Receita Federal. O caminhão, que tem capacidade para 20 mil litros de água, foi totalmente adaptado pelo Corpo de Bombeiros para atendimento de casos de incêndio em Senador Canedo e redondezas. O investimento do Governo de Goiás na reforma do veículo foi de R$ 80 mil.

“A Receita Federal, como é de conhecimento de todos, tem um dos papéis mais importantes do Estado, que é de arrecadar recursos financeiros para prover o Estado, para que este cumpra com as políticas públicas. Eu fico muito satisfeito em contribuir com uma instituição tão renomada e importante com o Corpo de Bombeiros”, afirma o delegado do órgão em Goiás, José Aureliano Ribeiro de Matos.

Atendimento
Segundo o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, as novas instalações vão contribuir diretamente com a qualidade de atendimento e aprimoramento do tempo de resposta. “Hoje estamos vendo um exemplo dessa integração com a doação desse caminhão para o Corpo de Bombeiros por parte do nosso delegado da Receita Federal. Goiás é lugar de pessoas que merecem esse trabalho que vocês, bombeiros militares, guardas municipais, policiais estão realizando”, ressalta.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos, a corporação segue as diretrizes colocadas pelo governo. “Essa tropa tem trabalhado dia e noite para atender aos goianos da melhor forma possível”, destaca. “A gente têm transformado veículos depositados pelos pátios, perdidos pelo sol, pela chuva, em equipamentos de salvar vidas. É uma economia muito grande para o Estado de Goiás. Temos trabalhado em prol de seguir a linha do nosso governador”, acrescenta.

Representante dos parlamentares da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado estadual Julio Pina coloca Senador Canedo como canteiro de serviços no Estado de Goiás e enaltece o trabalho do Executivo em meio à pandemia de Covid-19. “Em plena pandemia, o governador vem mantendo o salário dos servidores em dias, o que não é fácil, e também tocando grandes obras”, reforça.

“Toda a aparelhagem, trabalho e treinamento do bombeiro é só para coisa boa, para tirar a gente do apuro. Então, Senador Canedo fica feliz de receber e inaugurar essa sede quase no coração da nossa cidade, que vai abrilhantar ainda mais esse trabalho que eu admiro”, celebra o prefeito do município, Fernando Pellozzo. “Governador, obrigado pela presença e pelo carinho que o senhor tem tido aqui pelo município”, agradece o senador da República e ex-prefeito do município, Vanderlan Cardoso.

Vacinação
Em entrevista após o evento, o governador falou sobre a campanha de imunização contra a Covid-19. “Tão logo termine a faixa etária dos 60 anos, professores começam a ser imunizados. Nós ainda não concluímos os 63 anos. Devemos chegar até o final de maio com os de 60 anos”, disse o governador. “Aí sim, vamos dar preferência para todos aqueles com comorbidades ou portadores de doenças raras, e ainda pessoas que estão submetidas a tratamento oncológico ou de hemodiálise, além dos professores e professoras, para que possamos, no segundo semestre, já pensar em voltar nossas atividades iniciando pelo menos em 30%, chegando em 50% e, depois, a carga plena nas nossas escolas”, explica.

Caiado cumprimentou os responsáveis por elucidar o furto de doses de vacinas do almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde, em Goiânia, e prender os suspeitos pelo crime, no início de abril. “Eu fiz questão de fazer uma postagem cumprimentando a Guarda Municipal de Senador Canedo pela eficiência, e capacidade de identificar os autores e levar à nossa polícia. Serviu como exemplo para que não tentassem assaltar aquilo que é propriedade da população”, afirma o governador.

Foto: Júnior Guimarães e Cristiano Borges

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo