Aparecida

Candidatura de Mendanha murchou, sem conseguir atrair partidos e apoios

Prefeito articulou sem sucesso por mais de 3 meses sem conseguir atrair aliados e se sustentando apenas em visitas aos municípios para reuniões em garagens de residências

Da Redação

Tudo isso resulta, nos bastidores da política estadual, em uma onda de especulações que apontam para a inviabilização da candidatura do prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha ao Palácio das Esmeraldas. O próprio Mendanha, no final do ano passado e início deste ano, parece ter desacelerado os motores.

A agenda de viagens que o levava a passar dias e dias percorrendo municípios está suspensa. A atividade obsessiva nas redes sociais também diminuiu. E ficou claro que, desde a sua desfiliação do MDB, há mais de três meses, nenhum passo foi dado no sentido de avançar com o seu projeto político.

A coleção de infortúnios que acomete Mendanha parece não ter fim. Ao sair do MDB, ninguém o acompanhou. Ele foi para fora sozinho. Partidos que o assediavam, subitamente afastaram-se. O PL e o PSB, que chegaram a formular convites para a sua filiação, esfriaram. Até mesmo os nanicos PTC e DC, depois de anunciar apoio à candidatura do prefeito aparecidense, não se manifestaram mais.

Novos candidatos a governador surgiram. Um deles, em especial, incomodou Mendanha: é o deputado federal Major Vitor Hugo, que se propõe a representar o bolsonarismo em Goiás e rejeita qualquer aproximação com Mendanha, a quem acusa de não ser confiável ideologicamente e de se omitir na defesa do presidente da República.

Vitor Hugo deve ficar com o apoio do PL, partido ao qual Jair Bolsonaro se filiou com a garantia de que terá poder decisório quanto a candidaturas nos Estados. Enquanto isso, o PSDB, outro partido que se propôs a respaldar Mendanha, voltou a cogitar o nome do ex-governador Marconi Perillo para enfrentar a reeleição do governador Ronaldo Caiado – e não bateu mais na porta do prefeito de Aparecida.

Além de não conseguir nenhuma liderança de expressão para apoiar a sua candidatura, Mendanha se envolveu em constrangedores desmentidos de políticos anunciados por ele mesmo como aliados. Um exemplo foi o ex-governador Agenor Rezende, do MDB, que Mendanha visitou em Mineiros e pediu para posar para uma foto lado a lado.

No dia seguinte, no Instagram, o prefeito postou a imagem e agradeceu o apoio. A coluna Giro, em O Popular, embarcou na esparrela e deu a notícia com estardalhaço. Rapidamente, Agenor Rezende colocou os fatos em pratos limpos: não só o post de Mendanha não era verdadeiro, como ele, Agenor, permanecia firme com a chapa Caiado governador-Daniel Vilela vice.

O mesmo se repetiu com o ex-prefeito de Itumbiara Zé Antônio e os diretórios do MDB de Ceres e Quirinópolis. Todos negaram o alinhamento que Mendanha propagandeou. Tirar uma foto ao lado do prefeito passou a ser arriscado: no dia seguinte, o registro pode aparecer nas redes sociais como manifestação de apoio à candidatura.

Voltando aos partidos: o PSB retirou o convite feito a Mendanha depois que ele informou que não pretende se posicionar na disputa entre Lula e Bolsonaro (o partido não abre mão do apoio ao petista). Restaram o Podemos e o Republicanos. O primeiro discute uma federação com o DEM (em fase de fusão com o PSL para criar o União Brasil) e deve ficar em Goiás com a reeleição de Caiado. Já o segundo mantém distância segura de Mendanha, que já manifestou a intenção de disputar a prefeitura de Goiânia em 2024, se disputar o governo estadual e perder, tornando-se assim um potencial adversário da reeleição do prefeito Rogério Cruz. Por que o Republicanos ajudaria, agora, alguém que pode atrapalhar os planos do partido no futuro?

Tudo indica que, não se viabilizando nem minimamente, isto é, não dispondo nem mesmo do essencial, que é um partido político, Mendanha acabou caindo em uma situação constrangedora e desmoralizante. Sintomaticamente, não foi citado por O Antagonista entre os postulantes ao governo de Goiás. E está confirmando a avaliação do jornalista Divino Olávio: a sua candidatura… murchou.

Site O Antagonista publica a relação de candidatos, mas não cita prefeito

Principal site nacional dedicado ao noticiário política, O Antagonista publicou nesta semana uma matéria sobre as eleições deste ano em Goiás – listando nominalmente os candidatos a governador.

O prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha não é citado. O Antagonista lista, em primeiro lugar, o governador Ronaldo Caiado (DEM, em fase de fusão com o PSL para criar o União Brasil). Em seguida, menciona o senador Vanderlan Cardoso (PSD) e o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL, a caminho do PL).

O site menciona a candidatura do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que, segundo fontes ouvidas em Goiás, “é tida como certa”, mas depende ainda de decisões da cúpula nacional e da avaliação das pesquisas.

Por último, são incluídos o ex-reitor da PUC Wolmir Amado, que deve ser o candidato do PT, “com o único intuito de garantir palanque para a campanha de Lula no Estado”, ressalta O Antagonista, e o ex-ministro Henrique Meirelles, que vai, na verdade, disputar o Senado.

Mendanha não é lembrado na matéria publicada pelo site, em um momento em que crescem os comentários de que ele estaria analisando a hipótese de desistir diante do cenário de dificuldades em que mergulhou desde que se desfiliou do MDB, sem conseguir sequer um partido para sustentar a sua candidatura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo