Notícias

Comemorações de fim de ano podem favorecer acidentes domésticos

Crianças e idosos são as principais vítimas. Quedas estão entre os fatores de risco mais preocupantes para lesões graves

Mês de férias e comemorações de fim de ano são momentos em que o cuidado com as crianças e idosos deve ser redobrado. É que nesta época os números de acidentes domésticos envolvendo quedas e fraturas tendem a aumentar significativamente, de acordo com especialistas. Os profissionais  explicam que o tempo livre, associado a sensação de liberdade e rotina diferenciada são alguns fatores que podem culminar em  incidentes muitas vezes graves.

Informações da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) mostram que um terço das pessoas acima dos 65 anos sofre, a cada ano, pelo menos um tombo. Já no caso das crianças, as brincadeiras não supervisionadas em locais com tapetes ou pisos escorregadios são os fatores de maior risco para fraturas. “Indivíduos destes grupos possuem diferenças específicas. Enquanto os idosos querem fazer tudo sozinhos, crianças não têm muita noção de perigo”, explica o ortopedista Tiago Antunes.

Outro levantamento, desta vez realizado pela ONG Criança Segura, mostrou que 38% das mortes por acidentes envolvendo crianças acontecem durante as férias. “A maior frustração é saber que essas fatalidades poderiam ser evitadas com medidas simples. Neste fim de ano, com as férias e as festas é possível que os casos de acidentes domésticos com fraturas aumentem em até 25% na comparação com outros meses”, calcula Antunes.

Evitando acidentes

Manter a casa em bom estado de conservação, além de supervisão constante, é essencial para reduzir o risco de acidentes entre crianças e idosos envolvendo tombos. Veja algumas dicas do ortopedista Tiago Antunes:

  • Não deixe idosos e crianças sozinhos;
  • Evite disponibilizar sapatos que facilitem quedas;
  • Mantenha boa iluminação nos ambientes;
  • Evite tapetes soltos ao chão. Se possível, retire-os do ambiente. Se não for possível, fixe;
  • Degraus devem ter revestimento antiderrapante;
  • Luminárias, brinquedos, sapatos e outros objetos devem ficar fora do local de passagem;
  • Supervisione as brincadeiras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo