Notícias

Editorial do Diário de Aparecida: Dias melhores virão

O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou ontem, 14, que a vacinação contra a Covid-19 deve avançar nas próximas semanas em Goiás. Em entrevista coletiva à imprensa, o chefe do Executivo goiano disse ainda que a intenção é avançar rapidamente na faixa etária e chegar ao mês de setembro com maior tranquilidade, com toda faixa acima de 18 anos 100% vacinada no Estado.

A notícia é excelente e animadora para todos os goianos e goianas, porém, deve ser vista com cautela por todos. Não pelas ações promovidas pelo governo estadual, que até agora tem sido enfático no combate à pandemia de Covid-19, mas, sim, porque, assim como todos os outros Estados e o Distrito Federal, dependemos da distribuição de doses pelo Programa Nacional de Imunizações, encabeçado pelo Ministério da Saúde.

Por sua vez, o governo federal depende dos institutos que produzem os imunizantes que ainda são elaborados com Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) advindos de outros países, como a Índia e a China. São muitos os “poréns” que precisam ser superados para que a vacina chegue ao braço de todos os goianos acima dos 18 anos. Mas, maior que todas essas questões, é a vontade e a esperança do poder público estadual e da sociedade na ampliação da vacinação.

Com quase 18 mil mortos desde o início da pandemia, o anseio da população goiana é de que de fato a Secretaria de Estado da Saúde consiga cumprir o cronograma traçado pelo governo de Goiás para que vidas possam ser poupadas e rendas econômicas sejam garantidas às famílias. Aos que já se vacinaram, vale lembrar que a pandemia ainda não acabou e que, mesmo com o ciclo de duas doses completo, ainda é necessário o uso de máscara e o distanciamento social. Nossa consciência individual protege a todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo