Política

Caiado vence em todos os cenários, com chance de resolução no 1º turno

Nos vários cenários avaliados, atual governador fica entre 35% e 45% das intenções de voto, enquanto adversários como Marconi e Mendanha continuam sem mostrar competitividade

Da Redação

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) vence em todos os cenários as eleições majoritárias de 2022, de acordo com a pesquisa RealTime Big Data/TV Record divulgada na noite desta quinta-feira (17).

 

Cinco listas de candidaturas foram propostas pela pesquisa. Em algumas, o atual governador teria até 43% de votos e venceria no 1º turno, a exemplo do que ocorreu em 2018. Ao todo, o levantamento avaliou cinco hipóteses para o primeiro turno eleições de outubro. Caiado está em primeiro lugar em todas elas.

 

No geral, a pesquisa do RealTime Big Data foi prejudicada pela salada de nomes, com a inclusão de alguns candidatos a governador que não estão colocados no páreo e dificilmente o farão, como é o caso do Delegado Waldir e do senador Vanderlan Cardoso.

 

Sim, por ora, qualquer um pode vir a postular o Palácio das Esmeraldas, mas ambos já deixaram claro que não o farão. Waldir quer o Senado e Vanderlan pretende honrar a palavra e retribuir o apoio que recebeu de Caiado na eleição de 2020 para prefeito de Goiânia. Os vários cenários cogitados no levantamento, portanto, são inúteis em sua maioria. Só um é importante, na medida até em que permite uma comparação com os números do Serpes, com quais está alinhado.

 

Confiram: Caiado – 41%, Gustavo Mendanha – 18%, Marconi Perillo – 17% e Wolmir Amado – 9%. Mais ou menos dentro da margem de erro, de 3 a 5 pontos para mais ou para menos, tudo indica que será esse o quadro mais provável em outubro próximo, imaginado agora, faltando o acréscimo do deputado federal Major Vitor Hugo, que, no entanto, sabe-se que não pontua de forma expressiva, talvez tirando décimos de Caiado e de um a dois pontos de Mendanha e Marconi, como se viu na pesquisa do Serpes. Detalhe crucial, leitoras e leitores: a escalação do RealTime Big Data confirma, mais uma vez, que o atual governador conquista a reeleição no 1º turno, com 54% dos votos válidos.

 

Outra boa notícia para Caiado: segundo o RealTime Big Data, 50% dos eleitores entrevistados classificam o governo como ótimo ou bom. É regra aceita unanimemente em eleições que governantes, quanto mais alta a aprovação, partindo de um patamar de 40%, têm mais chances de se reeleger.

 

Na pesquisa estimulada, quando se identifica os possíveis candidatos, Caiado oscila entre 43% e 35% das intenções de voto de acordo com cenário avaliado. De acordo com a pesquisa, se a concorrência fosse somente entre Caiado, Marconi Perillo (PSDB) e Gustavo Mendanha (sem partido), o atual governador teria 43%, contra 22% e 20% respectivamente, o que também assegura vitória no 1º turno para o atual governador.

 

Se Vanderlan Cardoso (PSD) fosse adicionado à disputa, somaria 10% dos votos, contra 40% de Caiado, 19% de Perillo e 18% de Mendanha, conforme o RealTime Big Data. Nesse cenário, Delegado Waldir (União Brasil) e Major Vitor Hugo (União Brasil) tiveram apenas 2% dos votos.

 

Já pesquisa espontânea, quando não se apresenta os nomes dos candidatos, Caiado tem 24% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Marconi Perillo, que soma 6%; Gustavo Mendanha, com 4%, Adriana Accorsi (PT), 2%; Vanderlan Cardoso e Delegado Waldir têm 1% cada. A pesquisa espontânea é importante na medida em que revela a taxa de cristalização de voto, que, no caso do governador, é elevada e cria expectativas otimistas para a sua reeleição.

 

Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo