Segurança

Crimes violentos caem drasticamente no 1º semestre em Goiás

Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) atingem as menores taxas da série histórica comparando números do período de 2021 com o de 2022.

 

Foto: Secom

O índice de violência em Goiás, caiu 61% nas estatísticas comparando o primeiro semestre desse ano ao mesmo período de 2021. Os dados são do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Segura Pública do Estado (SSP). O estudo considera crimes contra o patrimônio – que são os roubos em diversas modalidades – e crimes letais – como os homicídios, principalmente.

O Estado de Goiás registrou queda de 12% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que abarcam os crimes contra a vida como homicídio doloso e latrocínio. Essa sigla é uma metodologia adotada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No mesmo período, também houve um recuo de 17% das ocorrências nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP). Os números são os menores desde que os indicadores de criminalidade passaram a ser analisados pelo Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em 2011.

Na taxa de Crimes Violentos Contra o Patrimônio que inclui todas as ocorrências de roubo consumado, destacam-se as reduções de roubo de veículos (-25%), roubo em comércio (-28%), roubo de cargas (-61%), roubo a transeuntes (-17%) e roubo em propriedade rural (-28%), comparando o primeiro semestre de 2022 com o mesmo período de 2021.

Já nos Crimes Violentos Letais Intencionais o destaque é a redução dos registros de homicídios (-12%). O mês de junho de 2022 obteve a menor taxa desse crime desde o início da coleta dos dados: 68 ocorrências em todo Estado.

As forças de segurança pública do Estado cumpriram 2.669 mandados de prisão e realizaram 13.310 prisões em flagrante, no primeiro semestre de 2022. Nesse período, 601.594 pessoas foram abordadas, 2.593 armas de fogo foram apreendidas e 2.187 veículos foram recuperados.

O Corpo de Bombeiros Militar realizou 10.052 ações de busca e salvamento, 43.704 resgates, além do combate a 1.606 incêndios urbanos e 3.034 combates a incêndios florestais nos seis primeiros meses do ano. O Grupamento de Ações e Respostas Rápidas (Garra), implantado em 2019, realizou 1.318 atendimentos na Região Metropolitana de Goiânia. Já o Serviço de Resgate Aéreo completou 102 atendimentos.

 

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo