Notícias

Vilmar anuncia diálogo do PSD com Caiado para aliança no ano que vem

O presidente do PSD em Goiás, Vilmar Rocha, anuncia que o partido vai conversar com o governador Ronaldo Caiado (DEM) sobre a aliança visando as eleições de 2022, já que quer assegurar vaga na chapa majoritária. Ele tem o apoio do senador Vanderlan Cardoso na missão de fechar o acordo PSD/DEM. Vanderlan já antecipou apoio à reeleição do governador.

O PSD pretende lançar o goiano Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda e atual secretário de Fazenda de São Paulo, para a disputa ao Senado Federal. “Meirelles é um quadro qualificado, tem prestígio político em Goiás e no País e reúne, portanto, todas as condições para representar o nosso partido na corrida pela vaga ao Senado”, avaliza Vilmar Rocha.

Na opinião do presidente do PSD, no entanto, as definições devem ficar para o ano que vem. Mas Vanderlan prefere antecipar, tanto que já anunciou apoio à reeleição: “Caiado faz um bom governo, é correto, ético e honesto. Merece ser reeleito em 2022”, justifica. Vanderlan é grato ao governador pelo apoio que recebeu à sua candidatura a prefeito de Goiânia no ano passado.

Vilmar Rocha lembra que o partido tinha como meta lançar Vanderlan Cardoso a governador, mas que, com a desistência de Iris Rezende em disputar a reeleição em Goiânia, o senador decidiu concorrer novamente à prefeitura. “Com a frustração dessa candidatura, o PSD ficou sem opção para a disputa à sucessão estadual de 2022 e, portanto, quer fazer aliança com a presença do partido com candidatura a vice-governador ou a senador.”

O dirigente ressalta que o PSD não tem dificuldade em sentar-se com qualquer partido (à exceção da esquerda) para discutir alianças eleitorais. “Não temos problema político nenhum em fazer aliança com A ou B. Nosso partido é grande, tem deputados estaduais, deputados federais, senador, prefeito, vice-prefeito, líderes políticos, e eu noto que muitas vezes um tem preferência por uma chapa, outro por outra, é natural isso na vida partidária. Existem as preferências, mas a gente vai conversando, o quadro vai se esclarecendo, e quando for o momento próprio, vamos reunir o partido e democraticamente dizer as alternativas e decidir qual vai ser nossa opção.” Vilmar Rocha adianta que o PSD concentra esforços para organizar uma chapa de candidatos a deputado federal e deputado estadual no próximo pleito eleitoral.

“Até porque, como não tem mais coligação, temos de fortalecer chapa própria. A nossa meta é eleger três deputados federais e seis deputados estaduais. Estamos conversando com várias forças políticas do Estado, sem nenhum preconceito, e no início do ano que vem vamos tomar uma decisão.” O dirigente revela que convidou Lissauer Vieira (PSB), presidente da Assembleia Legislativa, a retornar ao PSD, já que a primeira eleição do parlamentar foi pelo partido, em 2014. “Lissauer é um político que cresceu muito nos últimos tempos e eu o convidei para vir para o PSD para ser candidato a deputado federal. Mas a hipótese de ele vir a ser candidato a vice não está descartada, é possível também e me agrada, porque nós temos uma identidade política com o deputado.”

Henrique Meirelles vai se reaproximar de Goiás

Sobre as críticas de que Henrique Meirelles está distante de Goiás há anos, Vilmar Rocha informa que o partido prepara uma agenda de contatos do ex-ministro com os quadros políticos do Estado. “O que nós acertamos é que num primeiro momento, como a pandemia ainda está forte, ele fará videoconferências e lives para se aproximar mais do eleitor de Goiás. Num segundo momento, aí sim, ele marcaria presença pessoalmente.” Vilmar Rocha lembra que Henrique Meirelles foi um dos fundadores do partido em nível nacional e ficou no PSD de 2011 a 2018, quando foi para o MDB para ser candidato a presidente da República. “Na verdade, ele está voltando para o PSD. É um quadro qualificado para submeter seu nome para governador, senador e deputado federal. A intenção dele é se candidatar ao Senado”, ressalta Vilmar. O ex-ministro deve vir a Goiás, ainda esta semana, para começar a marcar presença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo