Notícias

Reeleição de Caiado tem apoio de 210 prefeitos e da maioria dos deputados estaduais e federais

Governador vai intensificar, a partir deste mês, a pré-campanha e ampliar as conversações com 15 partidos, e um verdadeiro exército de aliados em todo o Estado

Helton Lenine

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) dá o ponta-a-pé inicial de sua pré-campanha à reeleição a partir deste mês, no cumprimento de uma agenda política de contatos com presidentes de 15 partidos, prefeitos, senadores e deputados federais e estaduais, além de segmentos da sociedade civil. Paralelamente, Caiado segue com a programação de visita aos 246 municípios para a inauguração de obras e execução de programas sociais previstos no seu plano de governo aprovado na campanha eleitoral de 2018.

O governador começa a pré-campanha para novo mandato em uma situação tranquila: lidera a corrida com folga, segundo pesquisa divulgada semana passada pelo instituto Serpes, conta com o respaldo de 210 dos 246 prefeitos goianos e oengajamento da maioria dos senadores, deputados federais e estaduais goianos.

Até 2 de abril, Caiado se esforça para formatar a chapa para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa em conversas com os dirigentes dos partidos que estarão ao seu lado nas eleições de 2 de outubro: além de Caiado para governador, Daniel Vilela (presidente estadual do MDB) será o candidato a vice-governador. O concorrente ao Senado será escolhido até junho, antes das convenções partidárias, dentre uma lista de sete nomes da base aliada.

A sólida base partidária de Caiado começou a ser construída já em 018, quando o democrata se elegeu governador já no 1º turno, com 12 partidos em seu palanque de campanha. Em 2018, ele contou com o apoio dos seguintes partidos: DEM, PRP, PROS, PMN, PMB, PSC, DC, PSL, PODE, PTC, PRTB e PDT. Nesses três anos de ocupação do poder, Caiado atraiu o Solidariedade do ex-deputado federal Armando e de seu filho, deputado federal Lucas Vergílio e o Progressistas do ex-ministro Alexandre Baldy. Com a criação do União Brasil, Caiado conta também com o respaldo do PSL, partido que se fundiu ao DEM.

O PSL é presidido no estado pelo deputado federal Delegado Waldir. O governador tem apoio do senador Vanderlan Cardoso de 13 dos deputados federais e de 31 dos 41 deputados estaduais. “É um forte exército de prefeitos e parlamentares para a campanha à reeleição de Caiado”, comemora o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB).

 

TODOS OS FATORES CONSPIRAM A FAVOR DE MAIS UM

MANDATO PARA O GOVERNADOR

Além de liderar a pesquisa para a sucessão estadual, com 37,1% de intenções de votos, segundo a estimulada do Instituto Serpes, com os demais colocados bem atrás, o governador Ronaldo Caiado comemora também elevados índices de aprovação de seugoverno. O mesmo Serpes (Instituto e Pesquisa de Opinião e Mercado Ltda) mostra a gestão Caiado com 38,8% de avaliação positiva junto ao eleitorado goiano, 32,3% consideram boa e 6,5% ótima, 41,8% regular. Gean Carvalho, novo secretário de Comunicação de Goiás, afirmou que, após superar a crise fiscal e financeira e de vivenciar um período de dificuldades com a pandemia de Covid-19, Caiado conseguiu “dar a volta por cima”, com a execução do plano de obras em todas as áreas, como Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, Saneamento, Moradia, Meio Ambiente e Cultura.

“Os resultados estão aí. Inúmeras obras viárias, regionalização da Saúde, programas sociais”, diz Gean Carvalho. Ele assumiu a Secretaria de Comunicação pronto para lançar campanhas de orientação e de utilidade pública, mostrando o que está sendo feito com os recursos públicos, dandocontinuidade ao trabalho eficiente desenvolvido pelo seu antecessor, jornalista Tony Carlo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo