AparecidaNotícias
Tendência

Vilmar e Gustavo Mendanha apresentam modelo de gestão do HMAP a Sandro Mabel

“Este hospital é a concretização de um sonho que começou com Maguito'', celebrou Mariano

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (UB), e o ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB) apresentaram na noite desta quinta-feira, 11, ao presidente da Fieg e pré-candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), o Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) Iris Rezende Machado.

A visita ocorre uma semana após o governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Daniel Vilela promoverem ato de apoio a Sandro e Vilmar para a eleição de prefeito em Goiânia e Aparecida.

O modelo de gestão do HMAP, que é o único hospital público gerido pela Sociedade Israelita Albert Einstein, transformou a unidade de saúde no 5° melhor hospital brasileiro, o 2° da rede pública e o primeiro da região Centro-Oeste e 18° melhor da América Latina, de acordo com ranking da América Economia e IntelLat.

Andando pelos corredores do HMAP, Sandro Mabel conheceu as alas pediátricas e de adulto, UTI, enfermarias e a ala de Hemodinâmica, inaugurada recentemente. O presidente da Fieg se mostrou impressionado ao conhecer a estrutura do hospital municipal e saber os dados e detalhes de atendimentos apresentados pelo diretor da unidade, Fernando Piza e também pelo secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, como o número de cirurgias eletivas, que já passa de 10 mil.

“Estou feliz e impressionado em conhecer esse hospital que ajudei a comprar os equipamentos lá em 2017 para começar a funcionar e atender a população com qualidade. Um hospital desse é um sonho e vamos olhar aqui para quem sabe copiar e levar pra Goiânia algo neste modelo. Um hospital público com jeito e estrutura de hospital privado. Parabéns ao Vilmar e Gustavo por tocar o sonho do Maguito”, disse Mabel.

“Este hospital é a concretização de um sonho que começou com Maguito que levantou essa estrutura, seguiu com Gustavo e o colocou para funcionar e agora continua na minha gestão, com a parceria com o Albert Einstein que está atuando da melhor forma, tornando o Hmap um dos melhores hospitais públicos do país”, pontuou o prefeito Vilmar para Mabel.

Gustavo Mendanha ressaltou ainda que há diversos depoimentos de pessoas que ao serem atendidos no HMAP até pensam estar em uma unidade particular, pois os atendimentos e serviços são de qualidade. “Fizemos questão de trazer o Sandro Mabel aqui para mostrar o padrão Aparecida na Saúde municipal. E queremos levar essas boas práticas para outros municípios em planos de governo. Reforço que colocar o hospital para funcionar e atender nossa população é a grande realização do nosso sonho. Meu, do Maguito e do Vilmar”, frisou Mendanha.

Também acompanharam a visita os secretários Davi Mendanha (Desenvolvimento Urbano) e Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação) e o procurador-geral do Município, Fábio Camargo.

Hmap

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade construída e mantida pela Prefeitura e administrada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, contabilizou, em 2023, 142.166 atendimentos realizados. Os dados são do Hospital, considerado um dos melhores da América Latina e que pertence à rede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O levantamento abrange procedimentos cirúrgicos (7.502), exames de imagem (96.779) e laboratoriais (30.397) e consultas ambulatoriais (7.488).

A construção do HMAP começou e terminou no segundo mandato de Maguito Vilela, entre 2013 e 2016, com um aporte de mais de 60 milhões de reais do governo Dilma Rousseff.

Entre 2017 e 2018, foi equipado no início do primeiro mandato do ex-prefeito Gustavo Mendanha e em 19 de dezembro de 2018 foi inaugurado oficialmente pelo então presidente da República, Michel Temer.

Agora, na gestão de Vilmar Mariano, com o apoio do governo do presidente Lula, o HMAP ampliou o atendimento. Em julho de 2023, o ex-ministro da Saúde e atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, inaugurou a ala hemodinâmica, que contou com
emendas da bancada goiana, como o senador Vanderlan Cardoso, para ser implantada. Em breve, vai começar a funcionar um centro oncológico e assim Aparecida oferecerá todas as especialidades médicas.

O HMAP é o maior hospital do Estado construído por uma prefeitura. A unidade conta com 235 leitos operacionais, sendo 35 UTI´s adultas e 10 pediátricas, 180 apartamentos e 10 salas cirúrgicas. O acesso aos serviços do Hospital é feito via Central Municipal de Regulação.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo