Notícias
Tendência

Major Victor Hugo diz que Magda Moffato se precipitou ao apoiar Mendanha

Major critica a deputada federal por antecipar decisões no PL antes de saber quais serão as decisões de Bolsonaro

Helton Lenine

O deputado federal Vitor Hugo (PSL), o político goiano mais próximo de Jair Bolsonaro, critica a deputada federal Magda Mofatto de percorrer o estado ao lado do prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha, em pré-campanha ao governo de Goiás, antes mesmo de saber sobre a decisão do presidente de filiar-se ao PL. “Magda tomou decisão e está sustentando, viajando com Gustavo pelo interior. Acho que ela se precipitou, porque desconsiderou que a vinda do presidente (para o PL) se concretizaria”, afirmou Vitor Hugo à coluna Giro, do jornal O Popular.

Vitor Hugo passou a ser a preferência de Jair Bolsonaro na corrida ao Palácio das Esmeraldas, pelo PL, mas Magda Mofatto e seu marido, o empresário Flávio Canedo, presidente do partido em Goiás, ignoram o projeto do deputado bolsonarista. “Antes de se colocar como candidato, Vitor Hugo tem que mostrar votos”, cutuca Magda Mofatto.

Vitor Hugo insiste em garantir que caberá ao presidente Jair Bolsonaro decidir sobre o seu futuro político-eleitoral-partidário, o que deverá ocorrer até o início de abril, com a vigência da “janela partidária”. “Se tiver que ser por outro partido, não vejo problema. Bia Kicis (deputada federal), que era aliada do presidente, se candidatou no DF por outro partido em 2018, porque o PSL no DF não estava alinhado. Então, nesse momento, todas as possibilidades estão sobre a mesa.”

O deputado ressaltou que só irá concorrer ao Palácio das Esmeraldas se tiver o apoio do presidente Jair Bolsonaro. “Estamos conversando, vamos analisar o cenário político para decidir, porque a prioridade é a reeleição do presidente Jair Bolsonaro”. Ele não descarta concorrer ao governo, Senado ou à Câmara Federal em 2022.

Vitor Hugo disse que Bolsonaro, ao ingressar no PL, acertou com o presidente nacional Valdemar Costa Neto, que a sua meta é escolher, nos Estados, candidatos a governador e a senador “afinados e leais”. E completou: “Por isso, temos preferência e Gustavo Mendanha, pelas suas ligações com a esquerda e sem compromissos com os nossos ideais, está fora de cogitação.”

O parlamentar bolsonarista passou a criticar com força, nas últimas semanas, a aproximação do PL de Magda/Canedo com Mendanha, apontando divergências políticas e ideológicas com o prefeito de Aparecida. “Mendanha não tem afinidade com os ideais de Bolsonaro, não acata as pautas conservadoras defendidas pelo presidente. E para piorar abriga na sua equipe membros de partidos de esquerda, como PT, PSB, PV, PCdoB e PDT.”

Deputado tem um longo caminho pela frente para se firmar candidato

Vitor Hugo tem uma longa caminhada para se firmar como candidato ao governo de Goiás. Em 2018, ele se elegeu, pelo PSL, deputado federal na “garupa” do Delegado Waldir Soares, campeão de votos para a Câmara Federal. Vitor Hugo teve pouco mais de 31 mil votos. Como líder do governo na Câmara Federal, ele buscou aproximar-se dos prefeitos goianos, assegurando emendas orçamentárias para realização de obras nos municípios. Vitor Hugo e o senador Luiz do Carmo (MDB) são acusados de terem sido beneficiados com recursos através do “Orçamento Secreto”.

Major do Exército brasileiro e servidor concursado da Câmara Federal, Vitor Hugo disputou o mandato para deputado federal em 2018 ao lado de Jair Bolsonaro, conquistando votos em municípios goianos do Entorno do Distrito Federal, onde fixou domicílio eleitoral. Ele é natural da Bahia e com residências no Rio de Janeiro e Brasília. Vitor Hugo, portanto, não é um “político profissional”, não contando com raízes na vida pública de Goiás.  Como pré-candidato a governador do Estado, terá que percorrer os 246 municípios, por mais de uma vez, em busca de respaldo das lideranças políticas, principalmente prefeitos, vereadores e membros da sociedade organizada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo