PESQUISA IAD/DIÁRIO DE APARECIDA

Caiado lidera isolado com 59% e ganha no 1º turno com 64% dos votos válidos

A 5 dias da eleição, governador tem vantagem de 38,1 pontos sobre Gustavo Mendanha, que pontuou apenas 20,9% das intenções de fotos

A 1ª pesquisa IAD/Diário de Aparecida, aponta para o crescimento da candidatura à reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Ele lidera a disputa ao governo de Goiás com 59% das intenções de voto no cenário estimulado, o que garante, a 5 dias do pleito, uma vitória tranquila no 1º turno.

A pesquisa do IAD – Inteligência em Análise de Dados é a mais recente e a que apresenta o melhor desempenho de Caiado, em comparação com Serpes e Ipec, porém com os números alinhados dentro da margem de erro – que é de 2,80 pontos para mais ou para menos.

O governador 38,1 pontos porcentuais distante do 2º colocado, Gustavo Mendanha (Patriota), que marcou 20,9%. Seguem-se Major Vitor Hugo (PL) com 6,7%; Wolmir Amado (PT), 2,8%; Professor Pantaleão (Unidade Popular), 0,9%; Cíntia Dias (Psol), 0,6%; Edigar Diniz (Novo), 0,6%; Vinicius Paixão (PCO) 0,4%; Helga Martins (PCB), 0,3%. Brancos e nulos somam 2,8% e indecisos 5%, índices que atestam o elevado percentual de decisão de voto já tomada para governador de Goiás.

Em votos válidos, quando são excluídos nulos, brancos e eleitores dispostos a não votar, o governador Ronaldo Caiado chega a 64% das intenções de voto na pesquisa IAD/Diário de Aparecida. Em 2º lugar, Gustavo Mendanha registra 22,7% de votos válidos. Nesse quesito, a vantagem do governador é 3 vezes superior sobre o candidato do Patriota, totalizando 41,3 pontos.

A Justiça Eleitoral utiliza a contagem de votos válidos para a definição do resultado das eleições. Para que a eleição majoritária seja encerrada em 1º turno são necessários 50% dos votos válidos mais um. Portanto, no atual cenário, Caiado seria reeleito com mais de 2 terços dos votos válidos, um resultado nunca visto antes em Goiás e raras vezes no país.

Devido ao elevado número de eleitores com o seu voto comprometido, a pesquisa IAD/DIÁRIO DE APARECIDA não prospectou os votos espontâneos nem simulação de 2º turno, que, a essa altura, tornou-se inviável na eleição pelo Palácio das Esmeraldas.

Na estratificação, Caiado vence em todas as hipóteses. Em Goiânia, por exemplo, alcança 52,1% das intenções de votos. Seu melhor desempenho ocorre no Norte Goiano, com 78,7%. No Sudoeste, região emblemática, vai a 61,8%.

Entre os fiéis da Assembleia de Deus, o governador pontua 57,7% contras 22,4% de Gustavo Mendanha, que pertence a Igreja. Nos demais ramos evangélicos, Caiado sobe para 63,2%, enquanto Mendanha permanece com 22%. No eleitorado católico, o governador vai a 59,1%; Wolmir Amado, que foi reitor da PUC (uma universidade católica), conquistou apenas 3,9%.

Em um recorte considerado como crucial em qualquer eleição, Caiado registra 61,6% entre as mulheres, com Mendanha em 2º com um terço, ou seja, 21,3%. Entre as goianas, Major Vitor Hugo, representante do bolsonarismo que tem posição polêmica em relação ao público feminino, anota apenas 3,7% de intenções de votos.

Entre os jovens (16 a 24 anos), Caiado dispara para 66,1%, ao passo que em Mendanha marca apenas 16,1% e Major Vitor Hugo despenca para 1,9%. Wolmir Amado não passa de 0,9%.

Registro

A pesquisa IAD/DIÁRIO DE APARECIDA entrevistou uma amostra de 1.280 eleitores com resultados ponderados segundo as variáveis sexo, idade, grau de instrução e mesorregiões do estado de Goiás, entre os dias 21 e 24 de setembro, e tem margem de erro de 2,8 pontos porcentuais para mais ou para menos, apresentando um coeficiente de segurança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o protocolo GO-05959/2022.

“PRESENÇA ESPECIAL”

Em culto especial das Igrejas Mundial do Entorno do DF, Caiado recebe apoio de evangélicos

“Você fala e você cumpre”, firmou o pastor Ricardo de Holanda sobre o governador

O governador e candidato à reeleição Ronaldo Caiado (União Brasil) encerrou sua extensa agenda de campanha no domingo (25) com presença no culto especial “A Tarde de Deus Proverá”, das Igrejas Mundial do Entorno do Distrito Federal (DF), Palácio dos Versailles, em Luziânia, conduzido pelo bispo Ricardo de Holanda. “Hoje percorri vários municípios, mas Deus foi tão bom comigo, que consegui fazer tudo e chegar exatamente no horário marcado, para compartilhar desse momento tão especial: ouvir sua palavra e poder conversar com todas essas pessoas”, saudou o governador.

“Essa eleição é a mais importante de todas. Ronaldo é católico, mas é um parceiro das igrejas evangélicas. A Igreja Mundial do Poder de Deus de Goiás vai seguir sua linha”, afirmou Ricardo de Holanda, que frisou: “A igreja não é massa de manobra de ninguém. A igreja é independente. Nós sabemos bem o que queremos”. O pastor ainda acrescentou: “Eu acredito na palavra que você fala, porque você fala e você cumpre”.

Aos fiéis, Caiado pediu um voto de confiança no dia 2 de outubro, para já a partir do dia 3, retomar o trabalho que diuturnamente tem levado mais qualidade de vida e dignidade à região do Entorno, abandonada por governos anteriores. “Cristo deve nos orientar para seguir governando o Estado com seriedade, amor ao próximo, humildade e capacidade de cada vez mais aprender”, disse.

O governador destacou os avanços na Segurança Pública, permitindo que os moradores de cidades que antes não saiam das páginas policiais pudessem finalmente “se sentir respaldados”. “As pessoas tinham medo de vir a um culto. Depois que entramos no governo, isso mudou”, pontuou o governador.

 

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.
Botão Voltar ao topo