AparecidaNotícias
Tendência

Mudança do nome de Aparecida será debatida na Câmara Municipal da cidade

Deputado Paulo Cézar Martins acompanhará debates nesta terça-feira (13)

A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia receberá nesta terça-feira (13) a visita do Deputado Estadual Paulo Cezar Martins (PL), que discutirá sua proposta de alteração do nome da cidade. O projeto, de autoria do deputado, busca atender a um pedido feito pelo ex-prefeito Maguito Vilela ainda em vida, e atualmente está em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás.

O presidente da Câmara, André Fortaleza (MDB), anunciou que as datas e o formato das consultas serão definidos na próxima semana, podendo incluir audiências públicas e enquetes nas redes sociais. A iniciativa de ouvir a população foi motivada pela proposta do deputado Paulo Cezar Martins, que sugeriu a mudança do nome do município. O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, onde o relator, Lincoln Tejota (UB), solicitou informações adicionais ao Legislativo de Aparecida.

Segundo o deputado Paulo Cezar, a alteração atende ao pedido do ex-prefeito Maguito Vilela, considerado o “maior benfeitor da história de Aparecida de Goiânia”. Além disso, ele argumenta que a mudança contribuirá para elevar a autoestima da população. O projeto propõe a realização de um plebiscito para que a população decida sobre a mudança, que envolveria a alteração dos mapas e documentos oficiais.

Polêmicas

A proposta gerou diferentes opiniões. O presidente da Câmara, André Fortaleza, enfatizou a importância de ouvir a população, uma vez que a mudança afetará todos os habitantes do município. Ele explicou que, após coletar as opiniões dos moradores, a Câmara Municipal enviará um parecer à Assembleia Legislativa, que terá a palavra final sobre a aprovação ou rejeição do projeto.

Já o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (Patriotas), expressou sua insatisfação com a proposta e com o deputado Paulo Cezar, que recentemente criticou a gestão de saúde da cidade. O prefeito sugeriu que o deputado destinasse emendas parlamentares para investimentos na saúde em vez de propor a mudança de nome.

Por outro lado, é importante mencionar que a logomarca da Prefeitura Municipal já não contém o “de Goiânia” desde o segundo mandato de Ademir Menezes. No início do segundo mandato de Gustavo Mendanha (MDB), foi aprovado um projeto na Câmara Municipal com uma nova logomarca oficial da Prefeitura apenas com o nome “Aparecida”.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia destacou que os poderes Executivo e Legislativo são independentes e autônomos, e que a proposta de mudança de nome está sendo discutida no âmbito legislativo. A administração municipal está focada em promover o desenvolvimento e a qualidade de vida da população, independentemente da nomenclatura da cidade, que atualmente possui cerca de 600 mil habitantes e é o segundo maior PIB do Estado de Goiás.

Aparecida de Goiânia foi estabelecida como município em 1963 e teve diversos nomes ao longo de sua história. O deputado Paulo Cezar Martins argumenta que o último nome, Aparecida de Goiânia, não é consensual entre os moradores, pois sugere uma “submissão” a Goiânia. Ele defende que a decisão final sobre a mudança deve ser tomada pela população através de um plebiscito. A cidade é conhecida por seu crescimento acelerado e sua vocação para o desenvolvimento industrial.

A proposta de alteração do nome de Aparecida de Goiânia para Aparecida continua em discussão, e a população terá a oportunidade de expressar sua opinião através de consultas públicas. O futuro do nome da cidade será decidido após o parecer da Câmara Municipal, que será encaminhado à Assembleia Legislativa de Goiás.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo