Travel
Tendência

País da América Latina é o novo destino dos goianos apaixonados por pesca

Panamá agrada turistas pela possibilidade de pesca o ano todo e pela preservação do local

O Panamá é um destino incrível para os amantes da pesca esportiva. Com regulamentos de pesca rigorosos, é o país com as regras mais exigentes da América Central. E a melhor parte? Você pode pescar o ano todo sem precisar de licença.

O país é líder em sustentabilidade e conservação e um refúgio para os pescadores esportivos em busca das espécies de peixes mais impressionantes,  que são consideradas verdadeiros “troféus”. As costas do Oceano Atlântico e do Oceano Pacífico são as portas de entrada para viajantes e entusiastas da pesca.  A temporada de marlim e peixe-vela se estende até agosto. Estes são  os peixes favoritos dos pescadores locais.

A pesca esportiva

A pesca esportiva é um setor em crescimento. Ela movimenta cerca de 700 bilhões de dólares por ano. As informações são do Banco Mundial. No Brasil, aproximadamente oito milhões de pessoas têm o hábito de pescar. Os dados são da  Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe). Essa atividade também contribui para a geração de empregos em diversos setores, como gastronomia, hotelaria, indústria náutica, metalúrgica e criação de iscas.

Apesar dos regulamentos rigorosos, no Panamá é possível desfrutar da pesca durante todo o ano sem a necessidade de obter uma licença. É importante lembrar que é proibido por lei matar qualquer peixe de bico, incluindo marlim-preto, marlim-azul, marlim-listrado, marlim-branco, peixe-espada e peixe-vela. Eles são reservados apenas para captura incidental e pesca esportiva.

Graças à proibição da pesca comercial e a outras medidas governamentais adotadas, os recursos marinhos no Panamá são preservados, evitando a exaustão devido à pesca predatória, poluição ou desenvolvimento costeiro. Agora, confira abaixo nossa lista dos melhores destinos de pesca no país:

  1. Bahía de Piñas, Darién: 

Vista aérea de Bahía de Piñas, Darién, no Panamá
Vista aérea de Bahía de Piñas, Darién, no Panamá

Considerado um dos pontos de pesca mais incríveis do Panamá, esse local, situado na província de Darién, detém mais de 300 recordes mundiais de pesca em alto mar, o que é mais do que em qualquer outro lugar do mundo. Os pescadores esportivos encontram principalmente marlim e peixe-vela do Pacífico, mas também há abundância de peixe-galo, peixe-espada, peixe-agulha, atum, dourado, pargo, robalo, peixe-golfinho, cavala-wahoo, barracuda, marlins listrados e azuis, e marlins pretos.

  1. Golfo do Panamá:

Golfo do Panamá é um dos locais preferidos dos pescadores
Golfo do Panamá é um dos locais preferidos dos pescadores

 Com 250 quilômetros de extensão e 220 de profundidade, o Golfo do Panamá é a única rota marítima que conecta o Oceano Pacífico ao Canal do Panamá. Abriga vários golfos e baías menores, incluindo aBaía do Panamá, Golfo do Parita e Golfo de San Miguel. No centro do Golfo do Panamá, encontra-se o arquipélago das Ilhas das Pérolas, composto por mais de 200 ilhas desabitadas e ilhotas, que oferecem oportunidades de pesca premium durante todo o ano.

3. Golfo de Chiriquí:

O Hannibal Bank, localizado no extremo sul do Golfo de Chiriquí, é um dos locais de pesca mais exclusivos do mundo, conhecido por grandes capturas, como atum, albacora, marlins azuis e pretos, e veleiros do Pacífico.
O Hannibal Bank, localizado no extremo sul do Golfo de Chiriquí, é um dos locais de pesca mais exclusivos do mundo, conhecido por grandes capturas, como atum, albacora, marlins azuis e pretos, e veleiros do Pacífico.

 Essa região encanta os pescadores com sua abundante vegetação, ilhas de areia branca e um dos maiores recifes de corais do Pacífico. É considerado um dos melhores destinos para pesca esportiva, mergulho e snorkeling. O Hannibal Bank, localizado no extremo sul do Golfo de Chiriquí, é um dos locais de pesca mais exclusivos do mundo, conhecido por grandes capturas, como atum, albacora, marlins azuis e pretos, e veleiros do Pacífico. A Ilha Montuosa, nessa região, é famosa por seus enormes peixes de bico e cardumes de atum, enquanto a Ilha Parida oferece oportunidades excepcionais para pescar peixe-galo, além de ser um santuário subaquático para tartarugas e vida marinha.

4. Península de Azuero:

Durante os meses de maio a julho, os pescadores podem desfrutar da pesca de enormes atuns, conhecidos como "atuns de vaca", com peso superior a 90 quilos.
Durante os meses de maio a julho, os pescadores podem desfrutar da pesca de enormes atuns, conhecidos como “atuns de vaca”, com peso superior a 90 quilos.

 Compreendendo a costa leste da província de Los Santos e a costa oeste da província de Veraguas, essa região é conhecida como a “Costa do Atum”. Durante os meses de maio a julho, os pescadores podem desfrutar da pesca de enormes atuns, conhecidos como “atuns de vaca”, com peso superior a 90 quilos.

Outras atividades:

Mergulho e snorkeling são populares no Parque Marinho Coiba, que possui uma das maiores diversidades biológicas.
Mergulho e snorkeling são populares no Parque Marinho Coiba, que possui uma das maiores diversidades biológicas.

Além da pesca esportiva, os oceanos que cercam o Panamá oferecem uma variedade de atividades aquáticas para aqueles que desejam desfrutar das águas salgadas de outras maneiras. Mergulho e snorkeling são populares no Parque Marinho Coiba, que possui uma das maiores diversidades biológicas. Os entusiastas do surfe encontram ondas incríveis em Santa Catalina, enquanto Playa Estero oferece uma experiência mais amigável para iniciantes.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp



Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo