AparecidaGoiás
Tendência

Eleitor tem apenas três meses para regularizar a situação eleitoral

Prazo final termina em 8 de maio

O prazo final para garantir o título de eleitor regular, e participar das Eleições Municipais 2024 a fim de eleger os próximos prefeito, vice-prefeito e vereador, os cidadãos têm até o dia 8 de maio para procurar os serviços da Justiça Eleitoral. Após essa data, emissões de novos títulos, transferências de domicílio eleitoral, mudança de local de votação, cadastro de biometria ou atualização de dados pessoais ficarão indisponíveis.  

Para verificar a situação eleitoral ou requisitar o primeiro título, basta acessar o link Autoatendimento do Eleitor, localizado na aba “Serviços” à direita do Portal do TRE-GO (www.tre-go.jus.br).

O cadastro de eleitores é fechado em anos de eleição para que o órgão responsável organize a votação com base no número estabelecido de eleitores habilitados. Por essa razão, a legislação estipula que nenhum pedido de inscrição eleitoral ou transferência seja aceito nos 150 dias anteriores à data da eleição, conforme o disposto no artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

“É importante que todos os cidadãos se conscientizem da importância do voto e façam a sua parte para fortalecer a democracia”, destaca o chefe do cartório eleitoral de Aparecida de Goiânia. “O voto é um direito fundamental e um dever de todos”.

Em 2024, o primeiro turno será realizado no dia 6 de outubro. Já o segundo turno está previsto para o dia 27 do mesmo mês, onde for necessário. 

Para Joaquim Teixeira, de 16 anos, o voto é mais do que um direito, é um dever de todo cidadão. “É a oportunidade que temos de escolher quem vai nos representar e conduzir os destinos da nossa comunidade”, diz ele. “É a nossa chance de fazer a nossa voz ser ouvida e contribuir para a construção de um futuro melhor para todos.”

Na tarde de quarta-feira (7), Joaquim foi até a unidade do Vapt-Vupt mais próxima de sua residência, onde realizou a coleta de dados biométricos, etapa final do processo de cadastro eleitoral. A partir de agora, o adolescente está apto a votar nas Eleições Municipais de 2024, que serão as primeiras de sua vida.

“Estou ansioso e empolgado para participar desse processo tão importante para o futuro do nosso país e da nossa cidade”, relata Joaquim. “Pretendo analisar com atenção as propostas de cada candidato e escolher aqueles que realmente se comprometam com o bem-estar da população, que defendam os valores em que acredito e que apresentem soluções para os problemas que enfrentamos.”

Onde:

Cartórios eleitorais

Unidades do Vapt-Vupt

Atendimento online pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Documentos necessários:

Documento de identidade com foto

Comprovante de residência

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo