Aparecida
Tendência

Aparecida de Goiânia não pode ampliar cadeiras de vereador

Levantamento mostra que população diminui na segunda maior cidade do estado – de 500,7 mil ante 6018 mil, o que inviabilizaria aumento de 25 para 17 vereadores

Goiânia e Aparecida de Goiânia tiveram população reduzida segundo o Censo do IBGE para 2022. No caso da segunda maior cidade do estado, a comparação aponta redução de 101 mil residentes: 500,7 mil ante 601,8 mil. Contudo, como o IBGE não divulgou o percentual de coleta do Censo usado para o cálculo da prévia, por município, não é possível saber se os dois municípios estão com a coleta avançada ou não, o que influencia diretamente nos números.

O município que apresenta maior diferença positiva de habitantes, na comparação entre a prévia do Censo 2022 e a estimativa de 2021, é Senador Canedo, que aparece com 153,5 mil habitantes — a população estimada há um ano era de 121,4 mil. É seguido por Goianira: 69,5 mil ante 46,2 mil.

A quantidade de habitantes das cidades é importante não apenas para destinação de recursos, mas também para outras questões, como a definição do número de vereadores das cidades. Sseguindo a estimativa de 2021, 19 cidades poderiam aumentar as vagas nas Câmaras Municipais, e Goiânia efetivamente o fez. Porém, se confirmada a prévia do Censo para a capital, a Câmara goianiense não poderia ter 39 parlamentares, como o aprovado, mas 37.

Isso ocorre porque, segundo a Constituição Federal, podem ter 39 vereadores as cidades que tenham entre 1,5 milhão e 1,8 milhão. Logo, com 1,4 milhão, Goiânia poderia ter no máximo 37 (entre 1,35 milhão e 1,5 milhão, de acordo com o texto constitucional). 

Aparecida de Goiânia também perderia o direito de aumentar as vagas de 25 para 27, pois ficaria abaixo de 600 residentes. O Censo completo, entretanto, só sai em março, segundo a última previsão dada pelo IBGE.

Na análise por região em Goiás, o Centro se mantém como o mais populoso — é onde está Goiânia — com 3,5 milhões de habitantes. É seguido pelo Sul (1 milhão) e Entorno do Distrito Federal (980,7 mil).

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo