Aparecida
Tendência

Programa “Prefeitura em Ação” de Aparecida é marcado por baixa adesão popular

Além de dispensar as aulas em uma escola municipal, evento foi rápido e com salas esvaziadas

Eduardo Marques

O programa “Prefeitura em Ação”, que ocorreu nesta sexta-feira, 3, e sábado, 4, na Escola Municipal Jardim Olímpico II, no Setor Tocantins, em Aparecida de Goiânia, foi marcado por baixa adesão popular. Além do tempo limitado, das 8 às 14 horas nos dois dias, o mutirão promovido pela prefeitura do município suspendeu as aulas na unidade escolar para oferecer serviços aos moradores que poderiam ter sido realizados em um outro espaço público, sem o devido prejuízo ao atendimento educacional às crianças e pais. O Diário de Aparecida visitou o local no primeiro dia e percebeu uma temperatura de descrédito das pessoas no evento do poder público municipal.

Diferente dos mutirões promovidos pela Prefeitura de Goiânia e o último do Governo de Goiás, em homenagem ao ex-governador Iris Rezende na região noroeste da Capital, o da Prefeitura de Aparecida de Goiânia deste fim de semana foi marcado por proselitismo político e baixa adesão dos habitantes da região leste do município, principalmente. O DA presenciou salas e stands vazios, com a presença maciça de funcionários do baixo até ao alto escalão do poder público municipal.

O evento, marcado para começar às 8 horas, possuía cerca de 120 prestações de serviços, entre os quais exames oftalmológicos, consultas médicas, emissão, orientação jurídica, atualização do cartão SUS, entre outros. O tempo que a reportagem ficou no local, houve baixa participação popular. Além de não atender as expectativas, moradores relatam que a ocasião teve fins politiqueiros. “Os serviços que estão oferecendo aqui, temos dificuldades nos pontos fixos da prefeitura. Além do mais, isso aqui não passa de um palanque político”, diz a dona de casa Maria de Fátima, de 45 anos, ao contar sua frustração ao DA sobre as dificuldades de marcar uma consulta odontológica nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade.

A reportagem desembarcou por volta das 09h30 de sexta-feira, 3, ao local e viu pouca gente na porta e no interior da escola. Em seguida, o prefeito Gustavo Mendanha (sem partido) e a comitiva também chegaram. Ele desceu do carro e cumprimentou as poucas pessoas que estavam na calçada da unidade escolar municipal. Em uma coletiva de imprensa, ele falou com jornalistas. Temendo represálias, o repórter deste jornal se afastou e esperou o encerramento para depois entrevistar o chefe do executivo municipal separadamente. Após o profissional se identificar, Mendanha pontua: “Respeito o seu trabalho, mas para esse jornal eu não falo”.

O prefeito, então, entrou na unidade escolar e se deparou com o que viu de fora: baixa participação popular. Com vista ao marketing social, porém de maneira equivocada, ele cumprimentou as pessoas em volta dele, mas em cada stand e sala de aula presenciou cadeiras vazias e atendentes ociosos. Em busca de cumprir a ética que rege o trabalho jornalístico e oferecer espaço para as diversas falas, o repórter insistiu pela segunda vez para entrevistar o prefeito sobre as expectativas do evento. Contudo, ele foi contundente: “Respeito o seu trabalho, para esse jornal eu não falo”, frisou Mendanha.

Mutirão Iris Rezende em Aparecida está aberto à prefeitura, declara Caiado

O governador Ronaldo Caiado (DEM, em fase de fusão com o PSL para formar o União Brasil) praticamente convidou o prefeito Gustavo Mendanha (sem partido) para participar do Mutirão Iris Rezende em Aparecida, nos próximos dias 11 e 12 de dezembro, no bairro Independência. “Todas as ações de governo, eu as faço em parceria com as prefeituras, no Mutirão Iris Rezende de Goiânia vocês viram a parceria com o prefeito de Rogério Cruz, que não esteve presente, mas mandou seu representante, a estrutura de atendimento da prefeitura e Goiânia estava lá instalada, então não tem nenhuma restrição, muito pelo contrário, é uma somatória de ações tanto do Estado quanto da prefeitura para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, esclareceu o governador.

Prefeito não atende o DA, mas envia nota pela Secretaria da Comunicação 

O prefeito Gustavo Mendanha recusou a prestar esclarecimentos no local sobre o evento ao Diário de Aparecida, porém, por meio de nota, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aparecida informou que a edição do programa “Prefeitura em Ação” levou atendimento essenciais à população, com prestação do serviço público. Confira o documento na íntegra:

“A 25ª edição do Prefeitura em Ação – programa com foco na cidadania que leva mutirão de serviços e atendimentos essenciais à população – foi lançado no último dia 27 de novembro, na região Jardim Olímpico e Santa Luzia – com mais de 50 mil moradores. O programa visa levar a prefeitura para mais perto do cidadão, com soluções e qualidade na prestação do serviço público.

Durante uma semana vários serviços de infraestrutura, mobilidade e urbanização foram realizados no Jardim Olímpico e bairros adjacentes, como tapa-buraco, roçagem, troca de lâmpadas, limpeza das vias públicas, sinalização, poda de árvores, retirada de lixo e entulho, etc.

Na sexta e sábado, 3 e 4 de dezembro, nas dependências da Escola Municipal Jardim Olímpico, são oferecidos atendimentos diretos à população, como exame oftalmológico, triagem de saúde bucal, atualização do cartão de vacinação, testagem e orientação das infecções sexualmente transmissíveis – com distribuição de preservativos -, orientação do programa de cessação ao tabagismo, tuberculose, etc.

Também são oferecidos à população serviços de assistência social, como abertura e atualização do CadÚnico – que habilita famílias a participarem de programas sociais do Governo Federal, como Auxílio Brasil e Minha Casa Verde e Amarela; atendimentos de Educação Ambiental – com entrega de mudas nativas e frutíferas, exposições de animais empalhados; atividades culturais e recreativas às crianças e adolescentes, corte de cabelo, design de sobrancelhas, etc.

Além disso, o Prefeitura em Ação oferece orientações de Defesa do Consumidor, encaminhamento ao mercado de trabalho por meio do Sistema Municipal de Emprego, auxílio no cadastro para o microempreendedor (MEI), instruções para emissão de alvarás e licenciamentos, agendamento de benefícios do INSS, dentre outros.

O mutirão no Jardim Olímpico e bairros adjacentes foi anunciado e divulgado no site e redes sociais da Prefeitura de Aparecida. Um carro de som também passou pelas ruas dos bairros anunciando a programação do mutirão. O Prefeitura em Ação também foi divulgado por meio de releases à imprensa, inclusive com veiculação de entrevistas e reportagens com fins de interesse público. A divulgação ocorre em cada edição do programa e visa alcançar toda população”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo