Saúde

Aparecida de Goiânia lança campanha de conscientização e prevenção a HIV/AIDS

Ação está sendo realizada no Centro de Especialidades e busca ampliar o acesso da comunidade às informações e tratamentos disponíveis

Eduardo Marques

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia iniciou a Campanha Dezembro Vermelho de conscientização e prevenção do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) com testagem da população. A ação está sendo realizada no Centro de Especialidades e busca ampliar o acesso da comunidade às informações e tratamentos disponíveis, além de enfatizar a importância da prevenção, assistência e proteção, bem como promover os Direitos Humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS, desconstruindo preconceitos.

A mobilização é conduzida pelo Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais da Coordenação de Vigilância em Saúde e vai capacitar os profissionais que atuam na assistência sobre a importância da realização do teste rápido, tratamento e acompanhamento adequado para os casos diagnosticados como HIV/AIDS; Intensificar as ações educativas e de testagem para diagnóstico do HIV/AIDS na população geral, gestantes e parcerias sexuais; Orientar as pessoas sobre a prevenção; Capacitar o pessoal da SMS sobre o fluxo de atendimento e o estímulo à adesão dos pacientes ao tratamento, bem como orientar as pessoas quanto à importância do uso do preservativo e da busca pelo diagnóstico precoce para a redução de novas infecções e mortes.

A chefe do Programa, Daniele Prates, ressalta que em Aparecida foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) um total de 2.376 casos de HIV/AIDS até o momento. Somente em 2020 foram notificados 244 casos e 275 casos HIV/AIDS em 2021. “Uma estratégia de fundamental importância para a ampliação do acesso e diagnóstico precoce é a realização de testes rápidos para a detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. O teste rápido se caracteriza pela execução, leitura e interpretação dos resultados feitos em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial”, destaca Daniele.

Ela acrescenta que em Aparecida são ofertados pelo SUS os Testes Rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para toda a população: “Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar os testes. No caso de gestantes, o teste deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto. Isso tem contribuído enormemente para a ampliação do diagnóstico no pré-natal e a consequente prevenção da transmissão vertical do HIV.”

A responsável técnica do Centro de Especialidades da SMS, Roberta Mayara, lembra que “a atenção integral às pessoas com IST e às parcerias sexuais, no momento adequado e oportuno, interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções e melhora a qualidade de vida das pessoas. É fundamental orientá-las sobre a prevenção da transmissão e de novas infecções, assim como sobre os sinais e sintomas, a necessidade de atendimento em uma unidade de saúde e a importância de evitar contato sexual até que a parceria seja tratada e orientada.”

O programa da SMS também vai distribuir para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Centros de Saúde, Serviço de Assistência Especializada (SAE), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTAi), CAIS’s e UPA’s da cidade de materiais educativos para divulgar a realização de Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além de ampliar o acesso às informações específicas

Além disso, a pasta realiza também nesse mês de dezembro a intensificação das testagens para Sífilis, HIV e Hepatites B e C nas UBS’s, UPA’s e CAIS’s através da oferta dos testes a todos os pacientes de acordo com as possibilidades de cada unidade de Saúde e também no Complexo Prisional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo