AparecidaNotíciasSaúde
Tendência

Aparecida mantém vacinação contra a Covid-19 e Influenza

Imunização está disponível em 35 postos na cidade sem necessidade de agendamento prévio

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) segue com as campanhas de vacinação contra a influenza (Gripe) e a covid-19 em 35 postos espalhados por todo o município. Para receber os imunizantes é preciso apresentar RG ou Certidão de Nascimento e CPF ou Cartão SUS.

Qualquer pessoa acima de 6 meses de idade pode receber a vacina contra a gripe. O imunizante trivalente ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da influenza A e contra a influenza B.

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, alerta sobre a importância da proteção não só para essas, mas para todas as doenças.

“Todos devem estar com o esquema vacinal atualizado. Estamos em um momento epidemiológico no qual várias doenças que já estavam controladas por meio da vacinação estão retornando. Temos visto surtos de catapora, de sarampo, febre amarela, então é importante que as crianças, adultos, idosos e gestantes, sejam imunizados para evitar esse retorno”.

O perigo da reintrodução de doenças

Renata destaca ainda que “o Brasil está classificado com alto risco para reintrodução da paralisia infantil. É vital que as crianças estejam vacinadas contra a poliomielite. Nesse sentido, estamos fazendo uma campanha de vacinação em todos os CMEIs e escolas do município. Ao todo, já foram mais de 40 desses locais que receberam a equipe da Saúde e nós retomamos agora com o retorno das aulas. Vacinaremos em 100% da nossa rede municipal e em 20% das redes privada e estadual. ”

Vacina bivalente

A aplicação da vacina bivalente da Pfizer, que protege a população contra novas variantes do coronavírus, segue na cidade. Qualquer pessoa acima de 18 anos que já tenha recebido pelo menos duas doses de vacinas monovalentes há quatro meses, independentemente do fabricante, pode receber o imunizante bivalente.

Vacinação contra a covid para adolescentes e crianças

Além da vacina bivalente para a população acima de 18 anos, Aparecida segue imunizando crianças e adolescentes contra a covid-19. Quem tem de 6 meses a 12 anos de idade é vacinado na Central de Imunização, na Maternidade Marlene Teixeira e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) Bandeirantes, Santa Luzia, Cruzeiro do Sul, Bairro Cardoso, Retiro do Bosque e Andrade Reis. Adolescentes são imunizados nos 35 postos.

Onde se vacinar

A vacinação contra a covid e a gripe está disponível em 35 postos. Confira abaixo:

UBS Andrade reis
UBS Colina Azul
UBS Jardim Riviera
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Florença
UBS Tiradentes
UBS Ponta Sul II
UBS Veiga Jardim
UBS Papillon Park
UBS Bairro Ilda
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Cardoso
UBS Delfiore
UBS Madre Germana
UBS Bandeirantes
UBS Jardim dos Ipês
UBS Caraíbas
UBS Garavelo Park
UBS Buriti Sereno
UBS Campos Elísios
UBS Bairro Independência
UBS Boa Esperança
UBS Anhambi
UBS Rosa dos Ventos
UBS Jardim Paraíso
UBS Santa Luzia
UBS Bela Vista
UBS Nova Olinda
UBS Retiro do Bosque
UBS São Pedro
UBS Expansul
UBS Jardim Olímpico
UBS Santo André
Maternidade Marlene Teixeira
Central de Imunização

Horários de funcionamento

A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo