Aparecida

Água potável e boas práticas de higiene são fundamentais para a saúde

Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia orienta obre meios alternativos para purificação da água

No mês do Dia Mundial da Água, que é celebrado em 22 de março,  a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) intensifica ações educativas sobre as boas práticas de higiene, amplia o monitoramento de doenças diarréicas agudas, principalmente em crianças menores de um ano, bem como reforça a identificação de regiões com maior vulnerabilidade e a integração entre as vigilâncias ambiental, sanitária e epidemiológica. Além disso, a pasta promove a distribuição orientada de hipoclorito de sódio 2,5% às famílias que não possuem acesso à água tratada.

As atividades terão mais ênfase no Dia D da campanha, em 28 de março, especialmente nas regiões com maior incidência de casos de doenças diarreicas. O ponto de apoio das ações, que incluem também orientações sobre meios alternativos para purificação da água e análise hídrica, será na Unidade Básica de Saúde (UBS) Colina Azul. Na mobilização, os agentes de combate a endemias (ACE) distribuirão hipoclorito de sódio 2,5% e realizarão orientações sobre o consumo seguro de água nas demais regiões da cidade.

Dia Mundial da Água

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de fevereiro de 1992 para promover ações e reflexões sobre o significado da água para a vida no planeta. “Sabemos que as doenças diarréicas estão entre as maiores causas de morbidade e mortalidade nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e a transmissão delas e de outros males implicam, dentre outros fatores, na associação de determinantes sociais e ambientais tais como água não potável, saneamento inadequado, precipitação das chuvas e higiene precária”, afirma a superintendente de Vigilância em Saúde Daniela Fabiana Ribeiro.

Serviço

Assunto:
Dia D de conscientização da importância do consumo de água potável e das boas práticas de higiene
Data: Amanhã, 28 de março de 2023, a partir das 8h
Local: UBS Colina Azul
Endereço: Rua das Gaivotas esquina com a Rua Albatroz, em frente ao Cais Colina Azul
Contato: Polliana Martins (ASCOM da SMS): 99600-3828

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo