Aparecida

Conselheiros tutelares de Aparecida de Goiânia reclamam que foram abandonados pela prefeitura

O Diário de Aparecida é um veículo de comunicação que faz uso da credibilidade conquistada junto à população para dar chance aos aparecidenses de fazer suas reclamações de maneira segura e cidadã. De forma anônima, nossa redação recebeu denúncias do descaso da Prefeitura de Aparecida com os 20 profissionais que atuam como conselheiros tutelares no município.

De acordo com uma das queixas, o prefeito Gustavo Mendanha prometeu aos conselheiros a chamada “xepa” das vacinas contra a Covid-19, mas, até o momento, não foi disponibilizada a imunização. Xepa das vacinas são as doses que sobram dos frascos e que não podem ser aproveitadas no dia seguinte por causa do prazo de validade. Como não podem ser desperdiçadas, são aplicadas, perto do horário do encerramento diário da vacinação, em pessoas que moram próximo às unidades de saúde.

Aparecida possui hoje quatro regionais do Conselho Tutelar: a Regional Centro, Regional Garavelo, Regional Vila Brasília e a Regional Maranata. Cada regional dispõe de cinco conselheiros, que realizam a cobertura em dezenas de bairros, a exemplo da Regional Garavelo, que cobre 57 setores. A segunda reclamação se refere ao não fornecimento de material aos conselheiros para que possam trabalhar livres do contágio pelo Coronavírus. Faltam nas unidades álcool em gel, luvas e máscaras.

“Mas não só os acessórios de proteção que faltam. Damos plantão de 24 horas sem remuneração adequada. E, ainda, por anos não há reajuste salarial. Nosso salário é vergonhoso: R$ 2.300 por mês para ainda ouvirmos ameaças, entre outras coisas. O reajuste já foi pedido para o prefeito, agora, só resta esperar a boa vontade dele. Somos uma classe pequena, sem grande impacto na folha da prefeitura”, expôs um dos conselheiros, solicitando anonimato.

Na fala, a pessoa comparou que os conselheiros tutelares da Capital recebem em torno de R$ 6 mil mensais. Porém, continuou dizendo, em Aparecida, cidade ao lado e em franco crescimento, o salário do conselheiro não alcança 50% em relação ao de Goiânia.

Os Conselhos Tutelares são responsáveis por receber e apurar denúncias que incluem maus-tratos, crianças fora da escola, trabalho e abuso sexual e outras violações à dignidade humana. Eles são agentes públicos eleitos pela comunidade para atuar no período de quatro anos.

Nossa equipe de reportagem solicitou respostas às reclamações supracitadas à Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). Contudo, até a conclusão desta matéria, não obtivemos resposta. O espaço continua aberto para o posicionamento da Prefeitura de Aparecida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo