Aparecida

Jovens ilhados são resgatados pelo Corpo de Bombeiros em Aparecida

Edna Barbosa 

Os jovens, de 22 e 24 anos, e uma adolescente, de 17, ficaram ilhados às margens do rio Douradinho, no Jardim dos Ipês, em Aparecida de Goiânia, após uma forte pancada chuva alagar o local no último domingo, 14, fazendo com que eles ficassem presos do outro lado do rio. 

Ao Diário de Aparecida a tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Aparecida Leidyana Silva, explicou na quarta-feira, 17, que o local era de difícil acesso, não permitindo a chegada de todo o comboio enviado para a ocorrência. Entretanto, uma equipe que estava em uma caminhonete, conseguiu chegar ao local e logo avistou os três jovens do outro lado da margem. 

“O lugar estava escuro e a correnteza do rio ainda era muito forte e a tendência era encher mais”, afirmou. Conforme a tenente, a equipe precisou utilizar técnicas de salvamento terrestre e aquático para conseguir realizar o resgate das vítimas; usando uma corda para que as vítimas passassem para o outro lado do rio. Depois do susto, as vítimas não precisaram ser encaminhadas ao hospital. 

Durante a entrevista a tenente Leidyana alertou os leitores do DA, para os perigos desse tipo de aventura, principalmente em tempos chuvosos. Ela explicou que além da contaminação pela a Covid 19, tendo em vista que os jovens não usavam máscaras, é de que, ao fazer trilhas em lugares desconhecidos e sem guia que conhece a região, o risco de ser atacados por animais silvestres ou até mesmo por marginais escondidos nessas regiões, é eminente. “Outro perigo seria eles se perderem, fraturar algum membro, ou até mesmo se afogarem sem possibilidade de socorro”, destacou. 

Nesses casos, segundo ela, o ideal é ficar em casa nesses tempos de pandemia; mas caso, um evento assim aconteça, o melhor a se fazer é manter a calma, caso tenha um celular ligar 193 e aguardar o socorro. Caso não tenha um celular em mãos, procurar um local seguro e esperar o nível da água baixar, é a melhor opção para depois fazer a travessia com segurança. “Gritar por socorro caso não tenha celular, também ajuda. Talvez algum morador próximo possa ouvir”, concluiu. 

Alertas 

Não é o momento de trilhas, principalmente em grupo e sem o uso de máscaras. Quando a situação se normalizar, trilhas só com guia que conheça o local. Os cuidados agora é: fiquem em casa e em caso de emergência, ligue 193.

Foto: Divulgação / CBM-GO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo