Notícias

Governo de Goiás promove emprego e renda a jovens do Sistema Socioeducativo

Por meio do projeto Transformando Vidas, jovens que cumprem pena por ato infracional são capacitados e contratados por uma empresa.

Foto: Seds

O Governo de Goiás, possibilitou o ingresso no mercado de trabalho de 11 jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Anápolis, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). Os adolescentes serão empregados em uma fábrica de roupas em jeans. O grupo concluiu o curso na primeira quinzena de agosto e agora aguarda os trâmites de contratação para iniciar o trabalho na empresa.

A capacitação, incluindo teoria e prática, tem carga horária de 160 horas. Os jovens trabalham na confecção dentro da própria unidade socioeducativa, em um período do dia e estudam no outro. Integrantes de turmas anteriores continuaram trabalhando em outra unidade da empresa, depois que cumpriram a medida socioeducativa.

Os jovens trabalham como menores aprendizes com carteira assinada e recebem meio salário mínimo. Dessa forma, gozam de todos os direitos e garantias previstos na lei trabalhista para a categoria. O objetivo da oferta de trabalho aos adolescentes é prevenir a reincidência criminosa. O projeto também atende familiares dos adolescentes. Como é o caso da mãe de um interno que foi empregada pela confecção.

M.M.G.S., de 17 anos, está ansioso pela contratação e faz planos de alugar uma casa e começar uma nova vida quando estiver em liberdade. “Eu jamais ia conseguir uma oportunidade dessas na rua”, declara. G.M.B, que completou 18 anos neste mês, tem as mesmas expectativas, e quer ajudar, principalmente, o filho de três anos. “Comprar as coisas para ele”, resume o jovem.

Esta é a quinta turma do projeto Transformando Vidas, que capacita internos em uma atividade laboral. O projeto, iniciado em março de 2021, já inseriu no mercado de trabalho 45 adolescentes que cumprem pena por algum ato infracional.

A coordenadora dos cursos profissionalizantes do Case Anápolis, Lilane Victor do Carmo Santos, ressalta que o projeto Transformando Vidas proporciona qualificação, oportunidade profissional e remuneração condizente com a lei. “A maioria dos jovens ajuda suas famílias com o dinheiro que recebem e isso é muito gratificante para eles, principalmente, pelo histórico de infrações que têm. O projeto proporciona esperança de uma vida melhor”.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo