Educação

Unifan realiza 11º Congresso Pesquisar com sucesso de público

Com mais de 11 mil inscrições, a edição de 2022 ocorreu de modo híbrido. Evento já é considerado um dos maiores fóruns de divulgação da pesquisa universitária do Estado

Objetivo geral do evento é divulgar projetos e resultados de pesquisa de acadêmicos.

Entre os dias 19 e 21 de outubro, o Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) realizou o 11º Pesquisar – Congresso Interdisciplinar de Produção Científica, principal evento científico da Instituição. Diferentemente do ano passado, a edição de 2022 ocorreu de modo híbrido, com atividades remotas e presenciais. Foi utilizada a plataforma Zoom – com inscrições prévias e gratuitas realizadas no site Sympla, que permitiu mensurar o número de 11.869 inscrições.

Considerado um dos maiores fóruns de divulgação da pesquisa universitária do Estado de Goiás, o Congresso Pesquisar foi criado, em 2011, a partir das políticas institucionais de pesquisa que visam oportunizar espaço de divulgação da produção científica nas áreas do conhecimento trabalhadas na Instituição.

Seu objetivo geral é divulgar projetos e resultados de pesquisa de acadêmicos, egressos, docentes e pesquisadores da Unifan e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). Dentre seus objetivos específicos, destacam-se: integrar ensino, pesquisa e extensão; promover o intercâmbio de saberes entre as várias áreas de conhecimento; estimular a iniciação científica nos acadêmicos da Unifan; desenvolver e aprimorar o conhecimento de métodos e técnicas de pesquisa e reconhecer trabalhos científicos com qualidade socialmente referenciada.

Assim como nas últimas edições, o evento deste ano foi pensado e estruturado por uma comissão organizadora composta por professores(as) pesquisadores(as) de diferentes cursos do Unifan. Teve o apoio de uma comissão científica para a seleção de trabalhos apresentados por alunos(as), além de professores(as) mediadores(as) e alunos(as) monitores(as) de diversos cursos que trabalharam no suporte técnico.

Com abrangência nacional e internacional, dos mais de 300 trabalhos inscritos, foram selecionadas 153 atividades: 18 mesas redondas, 95 apresentações orais e e-pôsteres, 23 palestras, 9 minicursos e 6 oficinas.

 Conhecimentos sobre os 200 anos de independência e inovação da ciência no País, foram acrescentados

 

 

A conferência de abertura, em sintonia com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, “Bicentenário da Independência – 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, foi proferida pelo professor doutor Ademir Luiz da Silva, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O Congresso também contou com a participação de acadêmicos e professores contemplados no edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).

Com caráter híbrido, o evento teve atividades presenciais, tais como mesas-redondas, minicursos e oficinas realizadas na sede do Centro Universitário. Além dessas, o congresso também ocorreu em salas virtuais no aplicativo Zoom. O ingresso nas atividades esteve condicionado à inscrição prévia no site Sympla; para tanto, o link de acesso para inscrição esteve disponível no site da Unifan antes e durante o evento, em arquivo (formato pdf) com a programação geral e detalhada incluindo informações do título da atividade, responsáveis (por apresentações orais e de e-poster, palestras, minicursos e mesas redondas), data e horário da sua realização, além do já mencionado link para inscrição.

 

“Tivemos um número altíssimo de participações de instituições de Goiás e do Brasil”

 

 

Acrescenta-se que a conferência de abertura e a mesa redonda de encerramento tiveram transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal oficial do Unifan. De acordo com um dos membros da Comissão Organizadora do Congresso Pesquisar, o Prof. Dr. Júlio César Borges, o 11º Pesquisar atingiu seus objetivos. Segundo ele, “o congresso deste ano pode ser considerado muito bem sucedido. Tivemos um número altíssimo de inscrições e participações de alunos, comunidade acadêmica e público em geral não só do Unifan, mas também de outras instituições de Goiás e do Brasil. Isso é fruto do empenho da comissão organizadora, que não mediu esforços para montar uma programação com palestrantes e de instituições regionais e nacionais de renome”.

O Prof. Júlio ainda acrescenta: “a sondagem realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) apurou que 92% dos participantes consideraram o evento bom ou ótimo. Cabe acrescentar que o 11º Pesquisar teve apoio incondicional da Reitoria e Pró-Reitorias do Unifan.”

Seu encerramento ocorreu com a mesa-redonda “200 anos de (in)dependência do Brasil: racismo, sexismo, exclusão e decolonialidade”, na noite do dia 21 de outubro. Nessa última atividade, foi feito lançamento especial do e-book Pesquisar Mais: a ciência em processo e seus resultados – Vol.2, obra organizada pelos professores doutores Júlio César Borges, Carlos Alberto Vicchiatti, Pró-Reitor Acadêmico da instituição e Emídio Brasileiro, fruto do empenho da comunidade acadêmica do Centro Universitário Alfredo Nasser com a produção e divulgação científica em prol do desenvolvimento sustentável de Aparecida de Goiânia e do estado de Goiás. Ele está disponível gratuitamente no endereço eletrônico da Editora Alfredo Nasser (http://www.unifan.edu.br/unifan/aparecida/?page_id=595).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo