Aparecida

Acirlag anuncia que prefeitura de Aparecida abrirá cruzamento entre as avenidas Jataí e das Palmeiras

Obra visa contribuir para o desenvolvimento da Região Leste da cidade

 

Eduardo Marques

Eduardo Marques

 

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (Acirlag), Maione Padeiro, anunciou em primeira mão ao Diário de Aparecida que a Prefeitura de Aparecida de Goiânia vai iniciar hoje, 18, a partir das 8 horas, às obras de abertura do cruzamento entre as avenidas Jataí e das Palmeiras, no Jardim dos Buritis.

 

Demanda antiga, ele agradeceu o empenho da equipe do jornal pela contribuição para realização da construção. O líder sublinha que a intervenção no trânsito vai beneficiar, sobretudo, os comerciantes do setor, que, segundo ele, se sentem “ilhados”. “Aos longos anos eles vêm sofrendo prejuízos e, agora com essa abertura do cruzamento, não tenho dúvida que vai ajudar a desenvolver ainda mais aquela região. Quem vem da Avenida São Paulo precisava entrar na rua atrás do Posto Bandeirante. Agora, não vai haver necessidade. Já podem entrar direto no Jardim dos Buritis”.

 

Maione reconhece o empenho do DA na divulgação dos assuntos de cidadania relativos ao município. “Isso aí é luta e vitória, graças a vocês do jornal”, elogiou. Em meados do mês passado, a reportagem mostrou a indignação do setor produtivo com a prefeitura na demora para lançar a edificação. À época, Padeiro explicou que houve comércios que fecharam devido às dificuldades. Disse ainda que já teve parecer técnico da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA), na qual

constatou que já possuía viabilidade no projeto para solução do gargalo.

 

“O motorista que vem da BR-153 não entra para dentro do setor ficando um lado do bairro literalmente ilhado. A Acirlag foi provocada e fizemos várias reuniões com as autoridades do município, que são os da Infraestrutura, SMTA, e do Desenvolvimento Urbano”, relembrou durante uma delas onde as vias se cruzam. O semáforo foi instalado, entretanto, falta a obra no canteiro central da Avenida Jataí, que cruza com a das Palmeiras.

 

O presidente reclamou naquela data que a região leste estava sofrendo transtornos pela falta da abertura do cruzamento. “Com isso, está prejudicando o comércio na região. O Jardim dos Buritis está ilhado, porque de um lado do setor não tem desenvolvimento. Os comerciantes querem essa abertura do canteiro central. Está havendo, por parte da prefeitura, morosidade para resolver o problema. Com o desvio da BR-153, ocorrem mais transtornos para os comerciantes de lá. O trânsito ficou mais pesado e não tem sinalização para acessar a Avenida das Palmeiras. O projeto está todo pronto desde dezembro do ano passado. Só resta a execução dele”, sinalizou Maione.

 

Em outra ocasião, na edição do dia 28 de novembro do ano passado, a então repórter Ana Paula Arantes entrevistou comerciantes que relataram os prejuízos causados pela falta de estrutura no trânsito na região. Os proprietários da Garra Instalações de Gás, confirmaram que o prejuízo advém da precariedade da sinalização e da ruptura que dividiu a Avenida das Palmeiras em duas partes, isolando quadras como a 4, 16, 18, entre outras.

 

“Estamos isolados e para completar não há placas que informem sobre os quebra-molas, não tem placas de pare e faixas de pedestres. Precisamos de uma sinalização que informe que o bairro também se inicia aqui. A Avenida das Palmeiras é de grande porte e de mão dupla. Precisamos de um olhar que contemple nossa situação”, disse a comerciante, Viviany Mamedio.

 

“A construção de um eixo, cortou a principal avenida ao meio e a escondeu (Av. das Palmeiras). Não há sinalização que indique que estamos aqui. Se o motorista quiser acessar a avenida, vem pelas ruas paralelas para sair num retorno ou vir pela Avenida W1 correndo risco de acidente. Na semana passada, infelizmente aconteceu outro atropelamento. Resumindo, a entrada do setor ficou escondida e com acidentes toda semana”, relatou o empresário Brunno Bergamaschi.

 

“É preciso uma interferência, pois já houve acidentes graves com vítima fatal. Estamos na luta pela estruturação da via que vai melhorar os setores, Jardim dos Buritis, Santa Luzia, Parque São Jorge, Parque Flamboyant, e todos os bairros da nossa região. A solução vai tirar dos comerciantes e suas famílias muitas preocupações”, relatou Maria do Socorro Silva para Ana Paula Arantes, empresária e moradora do Jardim dos Buritis há mais de 30 anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo