Notícias

Especialistas alertam para o risco do consumo exagerado de açúcar

Médicos destacam que o ingrediente causa dependência 

 

Dados do Ministério da Saúde, obtidos em um levantamento inédito, apontam que a obesidade atinge 6,7 milhões de pessoas no Brasil. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) apontou ainda que o número de pessoas com obesidade mórbida ou índice de massa corporal (IMC) grau III, acima de 40 kg/m², atinge 863.086 pessoas no ano passado. 

Em 2019, 407.589 pessoas foram diagnosticadas com obesidade grau III, o que representava 3,14% das pessoas monitoradas. O ponto percentual grave representa um crescimento de 29,6% em apenas 4 anos. A grande preocupação dos médicos é que a obesidade sempre está acompanhada de outras doenças como diabetes, pressão alta e alguns tipos de cânceres.

Aline Longatti explica que consumo excessivo pode gerar dependência

A nutróloga Aline Longatti, destaca que um dos alimentos que mais estimulam a obesidade é o açúcar. O  Ela explica que o  açúcar é um ingrediente que está presente em quase todas as casas e que está presente em alimentos que nem sempre são doces. Entre ele estão o  ketchup, fast food, pães industrializados e iogurtes.  “O problema é que a gente acha que está comendo relativamente pouco ele está presente em quase todos os processados.  O consumo de açúcar passou a crescer muito de forma exponencial na  década de 1960 e não parou mais”, explicou. 

Ela explica ainda que o consumo do  açúcar é extremamente perigoso por causar dependência. De acordo com ela,  o açúcar vicia até mais do que oito vezes o que a cocaína, e por isso a pessoa quer cada vez mais o ingrediente em sua vida, gerando dependência.  A nutróloga explica que  é até redundante falar que ele gera obesidade, mas é preciso destacar que o consumo exagerado, além de elevar o ganho de peso  também traz as doenças crônicas não transmissíveis relacionadas à obesidade. 

Fernando Pacheco Veríssimo enfatiza que o consumo excessivo pode causar danos a visão

O  oftalmologista,  Fernando Pacheco Veríssimo, oftalmologista, explica que ainda o excesso de  açúcar também pode gerar graves problemas de visão. Ele explica que o ingrediente deixa o corpo humano mais vulnerável a diversas doenças, pelo fato de ativar a produção do hormônio insulina, que é produzida no pâncreas,  e,  em excesso, causa diversas inflamações em todo o corpo. Todas as vezes que se ingere açúcar, o pâncreas é estimulado para produzir insulina, que coloca o açúcar para dentro das células. 

Ainda de acordo com ele, o mecanismo, ativa a fome e a vontade de comer mais açúcar , que por sua vez produz mais insulina.”Dessa maneira, a  insulina alta perde seu efeito, gerando um processo conhecido como Resistência Insulínica, que faz a pessoa comer mais , ficar obesa , diabética e inflamada.  “Dessa maneira,o corpo ficar doente, vai ter graves problemas na visão, que pode até chegar à cegueira:, explica Pacheco.


Leia também a nossa edição impressa

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo