AparecidaNotíciasSaúde
Tendência

Aparecida tem mais de 320 mil diagnosticados com diabetes

Dados são do Ministério da Saúde e dizem respeito a apenas maiores de 18 anos.

Fernanda Cappellesso

A diabetes, doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, preocupa especialmente no Brasil, onde mais de 13 milhões de indivíduos convivem com ela, representando 6,9% da população nacional. A prática regular de atividades físicas, alimentação saudável e a evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas são as melhores formas de prevenção.

Em Goiás, a presença da diabetes atinge 6,4% da população, conforme o Inquérito Telefônico de Fatores de Risco e Proteção para Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Vigitel Goiás) de 2022. Em Goiânia, a taxa é ligeiramente mais alta, alcançando 6,6%. O Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD) do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) é o único centro no estado a atender exclusivamente pacientes diabéticos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com mais de 60.622 atendimentos registrados até junho de 2021.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) reporta um total de 505.171 pessoas diagnosticadas com diabetes no estado, abrangendo apenas os pacientes atendidos pelo SUS. O inquérito ainda apontou que, no âmbito estadual, a frequência da diabetes foi de 5,4% entre homens e 7,5% entre mulheres, refletindo a situação até o ano de referência.

Em Aparecida de Goiânia, a realidade do diabetes reflete uma preocupação nacional, com uma prevalência de 7,4% da diabetes na população adulta, conforme dados do Ministério da Saúde. Para enfrentar esse desafio, a cidade dispõe de recursos como o Ambulatório Municipal de Aparecida de Goiânia (AMAG), que oferece acompanhamento individualizado essencial para o controle efetivo da doença.

Além do acompanhamento clínico, ações de conscientização sobre a doença, promoção de estilos de vida saudáveis e programas de prevenção são desenvolvidos na cidade. Estudos indicam que a diabetes é uma doença silenciosa e sem cura, e 44,7% dos adultos que vivem com diabetes não sabem que têm a doença. Esse dado é preocupante, pois existe tratamento para a doença, e sem ele, a diabetes pode provocar sérias complicações para a saúde, como ataques cardíacos, derrames, cegueira, insuficiência renal e até a morte.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo