Cidades

Há seis anos, moradores do Setor Bela Vista padecem com trechos de ruas escuras

Prefeitura de Aparecida dá resposta vaga e distante dizendo que em todos os bairros da cidade serão colocados lâmpadas de LED

Luciana Brites

Os moradores do Setor Bela Vista, em Aparecida de Goiânia, sofrem há seis anos com a irregularidade da rede de iluminação. Segundo eles, em várias ruas há trechos inteiros com lâmpadas queimadas e de nada adianta procurar solução. Enel e prefeitura não assumem o compromisso de resolver o problema e, com isso, os moradores sofrem com a escuridão e a sensação de insegurança.

Na página do bairro no Facebook, não faltam registros de pontos de escuridão e reclamações. Entre os mais participativos, classificados como “puxadores de conversa”, João Paulo e Marlúcia compartilham as dificuldades.

João Paulo reclama da postura da Enel e da prefeitura. “Fica esse jogo de empurra, de uma para outra. A Enel diz que não é com ela e a prefeitura diz que é com a Enel”.

Marlúcia acrescenta que, na opinião dela, basta trocar as lâmpadas. “Os postes estão aqui, as linhas de transmissão estão perfeitas, então é só trocar as lâmpadas. Qual é a dificuldade disso?”, questiona

Marlúcia aconselha quem passa pelos locais sem iluminação a “apertar o passo” e conta da sensação de insegurança. “Vão esperar acontecer alguma coisa ruim? Não aconteceu até agora pela graça de Deus mas, uma hora ou outra, acontece. Vão esperar um assalto, um estupro, pra resolver isso aqui?”

UM AO LADO DO OUTRO

“A Enel diz que não é com ela e a prefeitura diz que é com a Enel. Fica esse jogo de empurra”, diz João Paulo

 “Vão esperar acontecer um assalto, um estupro, pra resolver isso aqui?, questiona Dona Marlúcia

Ezequiel se solidariza com as mulheres do bairro.

“Eu, que sou homem, fico com medo. Fico pensando nas mulheres, algumas com crianças de colo, que precisam passar pelas ruas que tem trechos sem luz. É uma sensação muito ruim”, escreve.

Edilene relata que, dias atrás, saiu “correndo, descarrilhada, achando que tinha alguém me seguindo. Foi ruim demais e eu prefiro dar volta na quadra de cima do que passar por esse medo de novo”.

Vanclécio reclama da segurança.

“Essa escuridão e a gente mal vê uma viatura da PM. Acho que tinha que melhorar (o patrulhamento) aqui, está muito sem atenção”.

Donizeth da Distribuidora concorda e completa:

“eu estou baixando as portas às seis horas (da tarde) e fico na grade só até dez, onze (horas), no máximo. Se tivesse mais viatura eu ficava mais tempo aberto”.

Troca em andamento

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida de Goiânia informa, por meio de nota, que está em andamento a troca do sistema de iluminação pública, no qual todas as lâmpadas fluorescentes e incandescentes serão substituídas por lâmpadas de LED. Ainda segundo a nota, todos os bairros serão beneficiados.

A PM informa que o Setor Bela Vista é área do 39º Batalhão, com sede no Jardim Olímpico; que a partir de hoje, 12, o número de viaturas destinadas ao patrulhamento da região subirá de cinco para seis, podendo chegar a sete, dependendo da demanda. O Tenente Hamilton pede aos moradores do Setor Bela Vista que, em caso de necessidade, entrem em contato diretamente com a CPU (Coordenação de Policiamento da Unidade) pelo 99974-1913.

Estudos comprovam que iluminação inibe a criminalidade

Estudo  do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica, dos Estados Unidos, realizado em Nova York, em 2016, constatou que ruas bem iluminadas registram queda na criminalidade. Parece óbvio,  mas as dúvidas a respeito dos efeitos da iluminação motivaram um experimento, realizado em 40 ruas de uma das maiores cidades do mundo.

Vinte ruas receberam reforço na iluminação; dez ficaram como estavam e as demais tiveram a iluminação levemente reduzida. Em seis meses, houve redução de 60% dos crimes ocorridos à noite nas vias mais iluminadas, redução de 36% nas ruas que se mantiveram como estavam e índices estáveis nas ruas que tiveram a iluminação reduzida.

A pesquisa comprova que a iluminação pública reflete diretamente na sensação de segurança, tanto real quanto percebida. Essa circunstância incentiva os moradores a viverem mais a cidade e usufruírem mais do espaço urbano noturno.

Em outras palavras, funciona como um chamamento para os moradores frequentarem praças, parques e pistas de caminhadas.

As conclusões do estudo vão mais além. “Podemos assim dizer que a eficiência na iluminação pública e segurança impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores. Traz, por exemplo, maior tranquilidade para os pais com adolescentes que estudam à noite;  encoraja o comerciante a ficar com as portas abertas até mais tarde. Logo, ajuda a movimentar o comércio e o desenvolvimento socioeconômico local”.

Nesse sentido, a circulação de mais pessoas à noite produz um efeito, chamado pela urbanista Jane Jacobs, de “olhos da rua”. O termo cunhado no clássico livro “Morte e Vida das Grandes Cidades”, de 1961, indica que a movimentação urbana nas ruas torna todos vigias do espaço urbano. (Com informações da Revista USP / julho 2021)

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo