AparecidaEntretenimento
Tendência

Programa de incentivo a escritores locais é lançado em Aparecida

Projeto 'Aparecida em Letras' visa dar apoio na divulgação de obras literárias de escritores da cidade

Com objetivo de incentivar escritores da cidade a criarem obras literárias e valorizar a cultura local, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio Secretaria Municipal de Cultura (Secult), lançou na noite desta sexta-feira, 25, o programa “Aparecida em Letras”, na Sala do Centenário do Aparecida é Shopping.

“É com muita alegria que damos mais um passo em prol da cultura em nossa cidade. A Prefeitura está oferecendo recursos para que os escritores possam compartilhar suas perspectivas e narrativas a toda população”, destacou o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, sobre o programa.

Segundo o secretário de Cultura, Marcos Alcântara, o programa vai fomentar a criatividade literária de escritores, além de enriquecer a cultura local. “Nós estamos vivenciando um momento muito ímpar e especial da cultura de Aparecida. E o foco do programa é esse, de incentivar, apoiar, valorizar os escritores que tem colocado pontos tão importantes de pesquisas da história da nossa cidade. A Secretaria de Cultura está aí para abraçar todos os escritores, todos aqueles que realmente amam a história e a trajetória da nossa cidade”, ressaltou.

Como parte do lançamento do programa, duas primeiras obras literárias foram apresentadas: ‘Aparecida de Goiânia: Nossa História, Nossa Gente’ e ‘Causos e Lendas de Aparecida de Goiânia’ volumes I e II. Ambas são criações da escritora local Nilda Simone que, ao longo das últimas décadas, pesquisa a história e a cultura aparecidense, ajudando a população a entender e se identificar com a trajetória da cidade centenária. “Este programa é de suma importância, porque nós escritores aparecidenses precisamos de um espaço para divulgação, mídia, precisamos vender, publicar e criar”, salientou Nilda Simone.

A autora narra passagens marcantes presentes na memória dos moradores mais velhos. ‘Causos e Lendas de Aparecida de Goiânia’ I e II relembra histórias engraçadas, pitorescas e até aterrorizantes. “Esse livro tem causos e lendas, encantos e mistérios sobre Aparecida que foram vivenciadas pelo meu avô, meu bisavô, nossos amigos, minha mãe, e assim a gente conta”, reiterou a escritora.

Como parte do lançamento do programa, duas primeiras obras literárias foram apresentadas: ‘Aparecida de Goiânia: Nossa História, Nossa Gente’ e ‘Causos e Lendas de Aparecida de Goiânia’ volumes I e II da escritora Nilda Simões (Foto: divulgação)

O talento e dedicação à escrita da autora foram reconhecidos de forma que as obras lançadas serão utilizadas pedagogicamente na rede municipal de ensino. “Acredito que é muito importante colocar os alunos das nossas unidades educacionais em contato com esses livros, com os autores da nossa cidade. Esta é uma forma de valorizar os escritores locais mas, também, de incentivar os alunos sobre a importância da leitura. Vamos buscar levar para as escolas criações de mais escritores aqui da nossa cidade, propiciando, cada vez mais, conhecimento sobre a história de Aparecida”, disse a secretária Municipal de Educação, Professora Idelma Oliveira, durante o evento.

O presidente da Academia de Letras de Aparecida de Goiânia, Rafael Albuquerque, marcou presença no lançamento do programa Aparecida em Letras e parabenizou a inciativa da Prefeitura. “A gente está num momento muito rico da nossa cultura que é um retorno mesmo à leitura. Porque a gente passou por um momento muito obscuro da educação onde o livro didático acabou sendo um pouco esquecido, o literário então, nem se fala. Então, incentivar a leitura, principalmente das crianças, hoje, é o mais importante. Então, ter esse tipo de espaço por meio da prefeitura, junto com a Academia de Letras e, claro, junto com grandes escritores é muito importante”, comentou.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo