GoiásTrânsito
Tendência

Lei Seca completa 15 anos e Detran realiza balanço

Entre janeiro e 18 de junho, foram retirados das ruas 4.991 condutores alcoolizados. Em 2022, foram 12.421 motoristas flagrados embriagados

A Lei Seca comemora 15 anos nesta segunda-feira (19/06). Em Goiás, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) tem intensificado as ações de conscientização e fiscalização para alertar os condutores sobre os riscos da combinação de álcool e trânsito. Apenas em 2023, quase cinco mil condutores foram flagrados dirigindo sob influência de álcool no estado

Entre janeiro e 18 de junho, os órgãos autuadores retiraram das ruas 4.991 condutores alcoolizados. “Esses números alarmantes destacam a necessidade contínua de educar a população, bem como fiscalizar e punir aqueles que, de maneira irresponsável, colocam em risco suas vidas e a dos demais usuários das vias”, afirma o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.

No ano de 2022, as blitzes da Lei Seca em Goiás resultaram na retirada de um total de 12.421 motoristas embriagados das ruas, somados todos os órgãos de autuação. 

O Detran-GO tem intensificado o combate à embriaguez no trânsito com a realização diária de blitzes da Balada Responsável. No mês passado, o Detran-GO adquiriu 80 novos bafômetros, 120 barreiras pantográficas, 120 balizadores cônicos, 300 cilindros canalizadores de tráfego, 300 cavaletes plásticos e 3.062 cones para sinalização, fortalecendo o programa.

A Lei Seca, desde sua implementação em 2008, tem se mostrado uma legislação essencial para a proteção da vida no trânsito, destaca Delegado Waldir. Além de estabelecer a tolerância zero para o álcool, a legislação permitiu que o condutor que se recusasse a realizar o teste do etilômetro também pudesse ser penalizado. O artigo 165-A, implantado posteriormente, representou uma evolução significativa para a fiscalização, ressalta o presidente do Detran-GO.

O condutor flagrado dirigindo sob efeito de álcool é multado em R$ 2.934,70, tem o veículo retido e a CNH suspensa por 12 meses. Além das sanções administrativas, se for constatada a embriaguez, o condutor é encaminhado à Polícia Civil e pode ser condenado a uma pena de seis meses a três anos de detenção.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo