Editorial

Choro de Perdedor

Candidatos que estão atrás na corrida eleitoral costumam cometer o erro de tentar desmerecer as pesquisas, na tentativa desesperada de dar alguma esperança para os seus militantes de campanha, criando a falácia das “pesquisas internas” que apresentariam números favoráveis.

 

Só que ninguém jamais vê essas “pesquisas internas”. Elas são escondidas do conhecimento geral. Se existissem e se fossem sérias e não manipuladas, produzidas por institutos de credibilidade, é claro que os candidatos as divulgariam, para se beneficiar da sua hipotética boa posição.

 

Gustavo Mendanha e Major Vitor Hugo, que apareceram muito mal no último levantamento do Serpes/O Popular, enquanto o governador Ronaldo Caiado revelou um espetacular crescimento e consolidou as suas possibilidades de vencer no 1º turno com 63% dos votos válidos, estão no momento empenhado em brigar com os números – e ao mesmo tempo vender ilusões para os seus simpatizantes.

 

Um, Vitor Hugo, tentou impedir a publicação da pesquisa, em um gesto autoritário que buscou censurar o acesso da população a informações sobre as eleições. Outro, Mendanha, passou a propagandear que tem “pesquisas internas” mostrando que estaria em melhor posição. Em ambos os casos, um comportamento vergonhoso. Melhor seria assumir com humildade a verdade dos fatos e anunciar que se empenharão ainda mais para tentar chegar a índices positivos. Choro de perdedor só piora o que já está ruim.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo