Goiás Online

Glaustin da Fokus não
faz oposição a Gustavo

Helton Lenine 

Mesmo integrando o grupo do governador Ronaldo Caiado, o empresário, pastor evangélico e deputado federal Glaustin da Fokus (foto) não faz oposição ao governo de Gustavo Mendanha (MDB) em Aparecida de Goiânia. Só quando ensaiou lançar candidatura à prefeitura, no ano passado, é que Glaustin fez tímidos questionamentos à gestão de Mendanha.

Freio de Mabel
Nos bastidores da política, o que se apurou é que o ex-deputado federal e atual presidente da Fieg, Sandro Mabel, interfere junto a Glaustin da Fokus para que “poupe” a gestão de Gustavo Mendanha.

Fase ruim
Gustavo Mendanha não vive uma fase satisfatória: tudo começou com a trombose venosa ano passado, depois veio a pandemia da Covid-19, morte do ex-prefeito Maguito Vilela e, agora, a contaminação de dois filhos e da mãe.

Marcha lenta
Com o recolhimento de Gustavo Mendanha, os secretários tocam a administração, vistoriam obras e definem prioridades na Cidade Administrativa.

Sem licença
Estremecido com o vice, Vilmar Mariano (MDB), Gustavo Mendanha não pensa em tirar licença do cargo de prefeito de Aparecida de Goiânia.

Recuperação
Ronaldo Caiado (DEM) se recupera bem da infecção urinária e em poucos dias vai retomar a sua agenda externa de trabalho. Por enquanto, o governador atua por videoconferência.

Cirurgia
A ex-senadora Lúcia Vânia será submetida a uma cirurgia no quadril, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no mês de abril.

Vereadores
O MDB, com a maior bancada (seis vereadores), ocupa a presidência de quatro comissões técnicas da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia. O Progressistas (três vereadores) aparece em segundo lugar no comando de três comissões.

Maior peso
A Constituição, Justiça e Redação, a mais importante do Legislativo, é presidida pelo vereador Isaac Martins (PL).

Quantidade
A Câmara Municipal de Aparecida conta com 15 comissões técnicas e é composta por 25 vereadores que integram 15 partidos políticos.

Vizinhança
Dados da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia apontam que 56% da ocupação dos leitos de UTI hoje são de pacientes moradores de outras cidades.

Paradão
Com o agravamento da pandemia de Covid-19, os partidos esfriaram as conversas, em Aparecida de Goiânia, sobre escolhas de pré-candidatos a deputado federal e a deputado estadual.

Pode mudar
O deputado federal Zacharias Calil pode trocar, em abril, o DEM pelo Podemos, de olho em uma candidatura ao Senado da República.

Lúcia Vânia encerra carreira política vitoriosa em Goiás
Após exercer três mandatos de deputada federal e dois de senadora da República, Lúcia Vânia (foto) encerra sua atuação na vida pública ao deixar a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. Ela foi também primeira-dama do Estado e secretária nacional de Assistência Social no Governo Fernando Henrique Cardoso.

RESUMO

Gustavo Mendanha (MDB) se mantém calado sobre a eventual candidatura de sua mulher – Mayara – à Assembleia Legislativa ou à Câmara Federal nas eleições do ano que vem.

Ozair José (PSC), aliado político do deputado federal Glaustin da Fokus, está decidido a concorrer novamente à Assembleia Legislativa. Ele vai buscar apoio no interior do Estado, depois de a pandemia de Covid-19 passar.

Anápolis, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, tem 23 vereadores, entre eles, cinco mulheres: Aparecida de Goiânia, segunda maior cidade, tem 25 vereadores e apenas duas mulheres.

Pedro Ribeiro (foto), 70 anos, irmão do professor e deputado federal Alcides Ribeiro, faleceu, vítima da Covid-19. Nos anos 1968, Professor Alcides e Pedro, nascidos em Remanso, na Bahia, vieram juntos para Goiás à procura de uma vida melhor e de mais oportunidades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo