Goiás
Tendência

Governo de Goiás divulga plano para zerar emissões de carbono até 2050

Estratégia, que será lançada no próximo dia 11/09 em Rio Quente, envolve uso de tecnologia e combate ao desmatamento ilegal

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lançará, na próxima segunda-feira (11/09), a Estratégia Goiás Carbono Neutro 2050, documento que orienta ações do estado para a sustentabilidade e o combate aos efeitos das mudanças climáticas. A meta é zerar as emissões de carbono do estado até 2050. A assinatura será durante o Seminário “Águas para o Futuro” em Rio Quente.

A estratégia é estruturada em três eixos:

  • Território Sustentável: promover a construção de parcerias colaborativas entre setores públicos e privados para reduzir emissões ao longo da cadeia produtiva. Para isso, o governo vai mobilizar setores até 2024 e pactuar metas, planos de ação e programas de transição para uma agricultura de baixas emissões até 2025.
  • Plano de Ação e Trajetória Climática: definir compromissos e ações para enfrentar a crise climática, considerando políticas estaduais, federais e diretrizes internacionais. Para isso, o governo vai desenvolver análises de risco e vulnerabilidade à mudança climática até 2024 e implementar um sistema de monitoramento, registro e verificação de emissões até 2025.
  • Fomento ao Mercado de Carbono: criar mecanismos para certificar créditos de carbono e acessar mercados nacionais e internacionais, promovendo uma economia que valorize a conservação do Cerrado. Para isso, o governo vai estruturar um sistema estadual para implementação de projetos de reduções certificadas de emissões de base florestal até 2026.

No mesmo evento, Caiado e a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, anunciarão compromissos para combater o desmatamento ilegal. Além disso, o Governo de Goiás assinará, em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o termo de adesão ao Pacto pela Governança das Águas.

O Seminário “Águas para o Futuro”, que será o palco do lançamento da estratégia, é promovido pelo Governo de Goiás em parceria com a UNESCO. O evento vai reunir representantes de diversos estados brasileiros, do setor produtivo e de 22 países.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo