Política

Enquanto o prefeito de Goiânia não vai bem, Vilmarzim deslancha na política e na gestão

Ao contrário do prefeito Rogério Cruz em Goiânia, hoje sem perspectivas de reeleição, na vizinha Aparecida seu colega Vilmar Mariano (Mais Brasil) vai muito bem, obrigado, em termos de movimentação política e administrativa.
Vilmarzim, como o gestor aparecidense é conhecido, também chegou ao cargo sem ter sido eleito diretamente para ele, tal qual Rogério Cruz. Ambos foram vices que realizaram o “sonho” de assumir o cargo principal por motivos diferentes. Um pela morte do titular, Maguito Vilela, e outro pela renúncia do seu antecessor, Gustavo Mendanha, para disputar a eleição para o governo estadual.
Logo após a vitória do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) na eleição em 1º turno, um movimento importante chamou a atenção no jogo de xadrez da política em Aparecida: acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB), o prefeito Vilmar Mariano (Patriota) surpreendeu ao visitar Caiado no Palácio das Esmeraldas.
Vilmarzim, todo mundo sabe, é candidato à reeleição. Ele fez oposição ao governador enquanto durou a campanha do seu antecessor, Gustavo Mendanha (Mais Brasil), atrás da meta impossível de conquistar o governo do Estado – o evangélico Mendanha mais acreditava em um desígnio divino do que propriamente mostrava condição e preparo para chegar a esse objetivo.
Ficou claro que o prefeito aparecidense não vai mais seguir a linha política que herdou do seu antecessor, para quem Caiado foi um adversário e com quem recusou mesmo as parcerias administrativas que poderiam beneficiar a população aparecidense.
O encontro entre Vilmarzim e o governador abriu uma avenida que pode até terminar com Caiado, em 2024, apoiando mais um mandato para o atual prefeito de Aparecida. E deflagrou um processo que pode resultar no isolamento de Mendanha, que deu declarações públicas apoiando o gesto do seu sucessor.
Nos bastidores, a postura de Mendanha teria se dado de modo exatamente contrário, com um telefonema irritado a Vilmarzim para reclamar da visita ao Palácio e protestando pela falta de uma comunicação prévia, a ponto de ser informado pela imprensa.
A reunião de Vilmarzim com Caiado contou com a presença do deputado estadual Veter Martins e não se limitou a uma aproximação política. Foram tratadas questões práticas e administrativas, que do ponto de vista do prefeito de Aparecida podem demonstrar independência em relação a Mendanha e melhorar a aprovação de seu governo, como preparação para as eleições de 2024.
Entre os principais pontos abordados esteve a discussão sobre a transferência do Complexo Prisional de Aparecida para outra área, velho sonho da cidade. O prefeito e o governador marcaram uma visita juntos a um terreno que pode abrigar o presídio. O objetivo é liberar a área atual para ser incorporada ao Distrito Industrial e ampliar o desenvolvimento econômico do município.
A reunião tratou também da realização de um mutirão de serviços do Estado na cidade de Aparecida, em conjunto com a prefeitura, além de encaminhar os trâmites burocráticos para transferência de titularidades de áreas dos distritos industriais da cidade para as empresas que já cumpriram os investimentos e prazos necessários.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo