Cidades

Mais de 8 mil mudas de árvores já foram plantadas em calçadas da Capital, por meio do Disque-Árvore

Apenas em 2023, Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) realizou o plantio de 2.623 árvores em portas de residências e estabelecimentos comerciais de Goiânia. Solicitação pode ser realizada no WhatsApp (62) 99639-7495 pelo dono do Imóvel

O plantio neste ano, que representa mais de 300% dos pedidos realizados ao longo dos últimos três anos. Foto: Paulo José

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), divulgou que em 2023 o Programa Disque-Árvore realizou o plantio de 2.623 árvores nas portas de residências e estabelecimentos comerciais da Capital. Desde junho de 2021, quando o programa foi lançado, foram 8.623 mil plantios.

“O plantio neste ano, que representa mais de 300% dos pedidos realizados ao longo dos últimos três anos, foi possível graças à conscientização da população que entendeu a importância de ter uma árvore na porta da sua casa”, afirma o presidente da Amma, Luan Alves.

Durante a solicitação no WhatsApp (62) 99639-7495, o cidadão responde um formulário do Google, envia dados pessoais e fotos da sua calçada. Os técnicos da Amma avaliam as condições do local, e indicam a melhor espécie para o local. “São consideradas largura da calçada, fiação elétrica, entrada da garagem e até a encanação de esgoto. Tudo para garantir que essa árvore não precise ser retirada no futuro”, explica o superintendente de Gestão Ambiental e Licenciamento da Amma, Ormando Pires.

Após a solicitação, o plantio é agendado e na data e local estipulados a equipe o realiza de forma correta e orienta sobre os cuidados. A Amma leva para o plantio, em uma van do programa, a muda de árvore e compostagem, que é uma mistura de folhas das podas de árvores de parques da Capital e outras matérias orgânicas.

“O servidor chega para o plantio com todo o equipamento, que conta até com serra mármore, ferramenta utilizada no corte do concreto, para retirar o calçamento onde a árvore será plantada”, explica o presidente da Amma.

 

Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo