GoiásSaúde
Tendência

HCN realiza sétima captação de órgãos para transplante

A unidade é considerada uma referência no Sistema Único de Saúde (SUS) na área de captação de órgãos

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) em Uruaçu realizou a sétima captação de órgãos para doação nesta segunda-feira (07/08). A unidade é considerada uma referência no Sistema Único de Saúde (SUS) na área. 

A ação contou com o suporte da equipe médica da Central Estadual de Transplantes (CET) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e com o apoio logístico do Serviço Aéreo do Estado de Goiás (Saeg), que disponibilizou uma aeronave para o transporte da equipe.

Foram captados rins que beneficiarão pacientes que estão na fila do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). A captação ocorreu nas instalações do próprio hospital, que possui a infraestrutura necessária para esse procedimento e é parte da Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Goiás (CNCDO-GO). O doador, um homem de 44 anos, teve a morte encefálica confirmada seguindo os protocolos legais.

O HCN desempenha um papel importante na conscientização e estímulo à doação de órgãos, oferecendo suporte às famílias e pacientes sobre a importância desse gesto. Mesmo em meio à dor da perda, as famílias recebem apoio da equipe multidisciplinar da comissão responsável, composta por profissionais de áreas como serviço social, psicologia, equipe médica e de enfermagem, essenciais para a efetivação da captação.

O diretor assistencial do HCN, João Batista da Cunha, enfatiza a importância do tratamento humanizado no processo de doação de órgãos e tecidos. Ele destaca a capacitação contínua dos profissionais para melhor acolher as famílias doadoras, considerando a sensibilidade do momento e a necessidade de um serviço humanizado de acolhimento.

Leia a nossa edição impessa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo