AparecidaGoiás Online

Ação Social e Emprego serão prioridade na segunda gestão de Caiado

Em discurso de posse, governador de Goiás destacou as dificuldades vividas no primeiro mandato

Helton Lenine

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) foi empossado neste domingo, 1 de janeiro. Caiado foi reempossado, de forma remota, para seu segundo mandato, em solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Goiás. Caiado encontra-se em São Paulo, em recuperação de cirurgia cardíaca a que foi submetido em 8 de dezembro último.

Em seu discurso, o governador criticou à gestão que antecedeu a sua (comandada pelo PSDB) e destacou melhorias realizadas durante os últimos quatro anos. Sem citar os nomes dos ex-governadores Marconi Perillo (PSDB) e José Eliton (na época, no PSDB; hoje, PSB), Caiado usou palavras como “caos” e “descaso” para definir a situação na saúde e na educação, e citou a existência naquela época de casos de corrupção.

Caiado disse, por exemplo, que a antiga Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Agetop) era instrumento para caixa 2 em campanhas eleitorais. De acordo com Caiado, sua gestão termina com R$ 9,2 bilhões em caixa.

Ao reafirmar compromisso com o combate às desigualdades sociais no segundo mandato, o chefe do Executivo destacou: “Não podemos nos esquecer de que somos os porta-vozes dos mais vulneráveis: os pobres e os miseráveis que compõem o cadastro da pobreza”. Caiado afirmou que pretende fazer novos investimentos no estado: “Vou criar programas sociais inclusivos, transformadores e emancipadores; gerar mais empregos; construir mais rodovias de qualidade; pontes, habitações e tantas outras demandas que nossa população merece”, afirmou Caiado.

Acompanhado da mulher, a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado; e das filhas Maria e Marcela – que colocaram a faixa de governo no pai –, o governador agradeceu pela confiança: “Quero agradecer a Deus e ao Divino Espírito Santo por esse momento tão especial e pelos meus 1.806.892 votos. Afirmo que serei o governador de 7,3 milhões de goianos que vivem, estudam, trabalham e produzem em nosso Estado”, disse.

Caiado também prometeu continuar trabalhando com respeito ao dinheiro público, o que foi fundamental para a recuperação das finanças de Goiás. “Conseguimos reequilibrar as finanças do estado e não atrasamos repasses de duodécimos aos demais Poderes e nem os salários dos servidores públicos”, pontuou. “Goiás hoje é referência nacional pelos resultados obtidos, dando uma oxigenada em vários setores, tendo uma educação pública de qualidade, saúde pública regionalizada e uma segurança pública que é referência em números em todo o país”, concluiu.

                                  Cerimônia 

         O vice-governador Daniel Vilela participou do evento presencialmente. Ao lado de sua esposa, Iara Vilela, Daniel foi recebido pelo presidente da Assembleia, Lissauer Vieira (PSD). Em São Paulo, Caiado recebeu a faixa de governador das filhas Ana Vitória e Marcela. 

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) fez discurso como representante da oposição. O petista enalteceu o processo democrático que levou Caiado ao segundo mandato e fez cobranças de investimentos em áreas como combate à fome, de saúde e de educação. 

Em relação ao desenvolvimento social e habitação, Gomide sugeriu parceria entre o governo estadual e federal, que a partir de hoje é comandado por seu correligionário Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

O líder do governo, Bruno Peixoto (UB), foi o responsável pelo discurso da base. O deputado abriu sua fala classificando os quatro anos do primeiro mandato de Caiado como “atípicos e desafiadores”. Peixoto lembrou dívidas herdadas por Caiado de gestões anteriores, folhas de pagamento atrasadas e o enfrentamento à Covid-19.  O parlamentar citou trabalho do governo pelo ajuste das finanças e investimentos em diferentes áreas, como educação, saúde e segurança público. 

Remoto 

Ronaldo Caiado participou da posse por videoconferência porque está em São Paulo se recuperando de cirurgia no coração realizada no início de dezembro. O cenário desmobilizou lideranças do interior. O plenário teve cadeiras não ocupadas e a galeria estava esvaziada. 

Atestado médico assinado pela médica LudhmilaHajjar recomendou repouso relativo ao governador até 23 de janeiro. Ainda não há data confirmada de quando o governador deve retornar a Goiás, mas pessoas próximas afirmam que ele deve fazer a viagem nas próximas duas semanas.

A solenidade foi comandada pelo presidente da assembleia, o deputado Lissauer Vieira (PSD), no plenário Iris Rezende. O deputado Virmondes Cruvinel (UB) foi até São Paulo, levando o termo de posse para que Caiado pudesse assinar.

Participaram do evento secretário estaduais, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicano), o procurador-geral de Justiça Aylton Vecchi é a reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira.

Na posse, Caiado estava acompanhando da esposa, Gracinha Caiado, e das filhas, que colocaram a faixa de governo no pai. Caiado leu o juramento, prometendo defender a Constituição e leis do estado. Em seguida, assinou o termo de posse. Na solenidade, também foi empossado o vice-governador Daniel Vilela (MDB).

O mandato do governador vai deste domingo até o dia 5 de janeiro de 2027.

Conforme a assessoria, atendendo recomendação médica, Caiado deve permanecer em repouso relativo por 45 dias a partir da data da cirurgia de revascularização do miocárdio – procedimento conhecido como ponte de safena-, que foi feita em 8 de dezembro.

Segundo o atestado divulgado pela médica LudhmilaHajjar, responsável pelo procedimento cirúrgico, o objetivo é garantir a total recuperação do paciente, evitando aglomerações e a exposição a infecções, como, por exemplo, os vírus causadores da Covid-19.

Caiado foi reeleito no primeiro turno com 1.806.892 votos, o que representa 51,81% do total. Gustavo Mendanha, segundo lugar na votação, teve 25,20%.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo