Aparecida
Tendência

Aparecida: Lama esconde os buracos e o asfalto em trecho da Avenida 8 no Jardim Tiradentes

Nesta matéria, 3 bairros pediram espaço ao Diário de Aparecida para expor a abundância de buracos e os montes de lixos esquecidos pela coleta pública do município nas portas das casas

Ana Paula Arantes

A situação de um trecho da Avenida 8 do Jardim Tiradentes, em Aparecida de Goiânia, está tornando o local quase que intransitável. A lama vermelha que esconde os buracos e o próprio asfalto, e o mato alto no canteiro central que cresce de forma acelerada, despertou à população a mais uma vez recorrer aos veículos de comunicação locais para mostrar o pesar dos que transitam no local.

A População pediu ao Diário de Aparecida para que a desordem fosse publicada e o local fosse visitado pelas obras da prefeitura, os buracos tampados e o matagal do canteiro central fosse retirado. As respostas obtidas pela nossa reportagem foram que a BRK Ambiental, empresa subdelegada pela Saneago está fazendo serviço de esgotamento sanitário e fará a recomposição asfáltica, e a prefeitura limpará o canteiro; veja mais detalhes no final deste texto.

O Jardim Tiradentes surgiu na paisagem urbana de Aparecida no final da década de 80. Foi um assentamento de famílias retiradas do local onde passaria a Avenida Transbrasiliana, mas atraiu ainda pessoas de algumas áreas de risco e outras que viviam de aluguel em várias partes da Grande Goiânia. A doação do terreno foi feita pelo então governador Henrique Santillo. O local, que antes era uma fazenda, se transformou num imenso campo coberto de barracas de lona preta, sem nenhum serviço de infraestrutura. A criação do bairro coincidiu com o feriado de Tiradentes, recebendo, por isso, o mesmo nome. Em abril de 2022, o setor comemora 32 anos.

Setor Garavelo e Vila Romana convivem com buracos nas ruas e irregularidade na coleta de lixo   

No Setor Garavelo são abundantes os buracos na Rua 8 C, esquina com Rua 28 C, via que dá acesso à agência da Caixa Econômica Federal, onde transitam muitos idosos, a maioria à pé. O asfalto está cheio de buracos de lama, dificultando a vida dos transeuntes. Por meio de fotos os moradores reclamam e pedem para que a prefeitura tape os buracos.

O Garavelo é localizado na região sudoeste da Capital e também de Aparecida de Goiânia. O nome é da família do empresário Luiz Antônio Garavelo, que desenvolveu grandes projetos de loteamento na cidade na década dos anos de 70 e 80. Hoje o bairro é influente no comércio da região, a população já passou dos cinquenta mil habitantes.

A Vila Romana é um bairro com mais de 33 anos de existência e mais de 8 mil habitantes. O DA procura dar voz aos que enviam suas reclamações da falta de infraestrutura. São muitas as carências das famílias da Vila Romana, desta vez a população pede pela regularidade da coleta de lixo, que segundo os moradores, parece que os serviços esqueceram do setor. (A.P.A.)

Em nota, prefeitura promete reparos, mas sem tom de urgência 

A Secretaria de Infraestrutura de Aparecida informa que o Jardim Tiradentes recebe neste momento obras de implantação de esgotamento sanitário por meio da BRK Ambiental e que por isso as ruas sofreram recortes e apresentam buracos. Informa que encaminhará uma das 10 equipes que atuam no tapa buraco aos pontos em que surgiram buracos e não fazem parte dos trabalhos da concessionária.

Com relação a reclamação de mato alto no canteiro central da Avenida 8, no Jardim Tiradentes, a secretaria de Desenvolvimento Urbano informa que encaminhará uma equipe técnica ao local nos próximos dias para realizar a roçagem do mato alto.

Saneago

A Saneago lamenta os transtornos e informa que a recomposição asfáltica na Rua 8, no Jardim Tiradentes, ainda não foi concluída em virtude das chuvas dos últimos dias. Esse tipo de obra depende de condições climáticas adequadas para ser executado. O excesso de água atrapalha os trabalhos de compactação e, consequentemente, interfere na execução da recomposição do asfalto. A previsão é que as obras nesta área sejam finalizadas nesta semana, pela equipe da BRK Ambiental, empresa subdelegada pela Saneago para os serviços de esgotamento sanitário no município.

Garavelo e Vila Romana 

A secretaria de Infraestrutura de Aparecida informa que desde o início do período chuvoso está com 10 equipes de tapa buraco atuando nas ruas e avenidas do município. Informa que uma das equipes será encaminhada para o Setor Garavelo para a realização da manutenção da pista. Informa ainda que a população pode solicitar a manutenção das vias pelo telefone: (62) 3545-6057.

Sobre a coleta de resíduos domésticos na Vila Romana, a secretaria de Desenvolvimento Urbano informa que ocorreu um problema técnico no Aterro nesta semana que ocasionou leve atraso, mas que os caminhões de coleta já estão na região nesta quinta-feira, 18, para regularizar o serviço. Informa que a coleta no bairro é feita no período diurno às terças, quintas e sábados. (A.P.A.)

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo