Turismo em Goiás

Com patrocínio do Governo de Goiás, Aruanã sedia torneio de pesca Gigantes do Araguaia

Competição será realizada neste sábado, a partir das 7h, no Porto Maruehi. Evento segue até outubro e terá etapas no distrito de Bandeirantes, em Novas Crixás, e no distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia

O município de Aruanã, na região turística Vale do Araguaia, sedia, pela primeira vez, neste sábado (11/03), a partir das 7h, o circuito de pesca “Gigantes do Araguaia”. O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), investiu R$520 mil no evento com o objetivo de fomentar o turismo de pesca esportiva no estado. A autarquia é patrocinadora do circuito desde a edição de 2022.

As atividades do Gigantes do Araguaia começam nesta sexta-feira (10/03), às 19h, com apresentações culturais e premiação do concurso de redação e desenho sobre preservação do meio ambiente, envolvendo os alunos da rede pública, no Centro de Convenções de Aruanã. No sábado, a concentração do torneio será no Porto Maruehi. A cerimônia de premiação está marcada para às 20h do sábado, na Praça da Matriz, com apresentações artísticas.

A primeira fase do torneio conta com mais de 50 equipes inscritas e irá distribuir R$100 mil em prêmios. Outras etapas serão realizadas até outubro no distrito de Bandeirantes, em Novas Crixás, e no distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia. Além de movimentar a economia, a comunidade ribeirinha é beneficiada com ações sociais, como entregas de cestas básicas para populações em vulnerabilidade e campanhas educativas com alunos de rede pública municipal sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, “a atual gestão é pioneira neste sentido. “Consideramos este segmento de grande importância para consolidarmos o turismo como um ativo de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda no Estado”, avalia.

O organizador do circuito, Carlos Leite, destaca o apoio governamental na realização do evento. “A parceria com a Goiás Turismo, desde 2022, é muito importante para associarmos o turismo de pesca esportiva às políticas públicas proporcionando o desenvolvimento sustentável das comunidades”, afirma.

Serviço:
Assunto: Aruanã sedia, pela primeira vez, torneio de pesca esportiva Gigantes do Araguaia
Quando: Sexta (10/03), concurso de redação e apresentações culturais, e sábado (11/03), torneio de pesca esportiva e premiação dos vencedores
Onde: Centro de Convenções de Aruanã , Porto Mahueri e Praça da Matriz (encerramento)

Programação:

Sexta-feira (10/03)
Local: Centro de Convenções de Aruanã
19h – Dança “ÁGUA” – Cia WS
19h15 h – Palestra da Comando de Operações do Cerrado
19h40 – Palestra “Peixe Vivo Vale Mais”
20h – Dança “Indígena” – Cia de WS
20h10 – Premiação do concurso de redação e desenho
20h15 – Apresentação “Denúncia de Pesca Predatória” – Aplicativo PesqueJá
20h30 – Apresentação técnica do Regulamento
Exposição de Barcos e Motores no estacionamento do Centro de Convenções

Sábado (11/03)
Local: Porto Maruehi (Porto dos Índios)
07h – Concentração
07h30 – Largada (por ordem de inscrição)
18 h – Validação dos vídeos com os fiscais de prova

Local: Praça da Matriz
19h – Show com artista local
20 h – Cerimônia de Premiação

Fotos: Goiás Turismo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo